O consumo regular do chá de sene (Cassia angustifolia) é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com sendo extremamente eficaz e útil para inúmeras condições de saúde, sobretudo às relacionadas ao sistema digestivo. O chá de sene é consumido desde o século IX e sua ação mais comum se dá em casos de constipação aguda e crônica, vez que pequenas quantidades conseguem aliviar a sensação de desconforto rapidamente.
Combinado com dietas que priorizam o consumo de muitas fibras e ingestão de líquidos, aliados e uma rotina de exercícios físicos, pode significar uma melhora significativa ou até mesmo cura para pessoas que sofrem com constipação. Também aumenta a motilidade e o transporte de fluido intestinal. Os senosídeos do sene causam irritação no intestino grosso, causando movimentos peristálticos e consequente liberação de substâncias do intestino. Também possui propriedades diuréticas e a chá é conhecido por sua ação de perda de peso em função da ação de eliminação de resíduos.
Outros nomes populares do sene
Cássia, cene, fedegoso-do-rio-de-janeiro, lava-pratos, mamangá, sena, sene-de-alexandria, senne.
Usos tradicionais do chá de sene
- Antiparasitário (combate parasitas e vermes);
- Colesterol alto;
- Cólicas biliares;
- Constipação (prisão de ventre);
- Doenças do fígado;
- Distúrbios digestivos;
- Doenças venéreas;
- Febre
- Gases intestinais;
- Hipertensão;
- Inchaços;
- Inflamações nas articulações;
- Obesidade;
- Perda de peso;
- Problemas respiratórios.
Benefícios do chá de sene
O chá de sene é um laxante natural que contém derivados de glicosídeos, flavonoides, açúcar, resina e antraquinona, sendo este o último responsável pelos movimentos intestinais, interagindo com bactérias no trato digestivo e causando a consequente ação laxante. O sene causa uma irritação nas paredes do intestino, estimulando os músculos do cólon, fator que aumenta os movimentos peristálticos e facilita o processo de eliminação de fezes (se torna mais efetivo quando é consumido aliado à uma dieta rica em fibras e consumo de água).
O sene também auxilia na perda de peso, pois reduz seu chá reduz o apetite, e auxilia os alimentos a se moverem mais rapidamente através do intestino antes de todos os nutrientes e calorias serem absorvidos pelo corpo. Outro momento em que é bastante útil é em casos de colonoscopia tenha de ser realizada, pois deixa o intestino limpo antes do procedimento.
O sene reduz o apetite e também facilita a digestão de alimentos, fazendo com que eles se movam mais rapidamente pelo intestino, impedindo dessa forma que a gordura e as calorias sejam totalmente absorvidos pelo organismo. Suas propriedades promovem uma limpeza no corpo e elimina toxinas e resíduos prejudiciais à saúde. É possível ver resultados e efeitos do sene em poucas horas após a ingestão, um dos mais visíveis é a diminuição de inchaços, principalmente na região abdominal.
A tradição de consumo milenar do chá de sene
O chá de sene é consumido desde o século 9 d.C. por médicos árabes e na Ásia para tratar febres, indigestão, infecções, disenteria, bronquite, convulsões e doenças de pele, embora a eficácia nunca tenha sido totalmente comprovada. Também foi usado para combater problemas de fígado, pele e respiratórios. No Egito, era usado para tratar membros da elite da sociedade que sofriam de constipação. A partir da época do Renascimento, o chá laxante de sene foi difundido por todo o mundo.
Partes utilizadas
Folhas.
Modo de preparo do chá de sene
Para efeito laxante, é recomendado entre 1.5 e 3.0 gramas. Entre 5 e 10 gramas para efeito purgativo. O chá deve ser feito colocando a erva em água fervente por 5 minutos para depois ser consumida via oral (a dosagem correta é a dose necessária para deixar as fezes amolecidas). No caso de utilizar as folhas secas, deve ser colocado entre 0.6 e 2.0 gramas. O chá por infusão ou decocção deve ser colocado na mesma dose de folhas secas indicada anteriormente em 150ml de água quente durante 10 a 30 minutos.
Sugestão de consumo
Ingerir 200ml de chá de sene, 3 (três) vezes ao dia.
PRODUTO ISENTO DE REGISTRO CONFORME RDC 240/2018.
Padrão de qualidade premium Medicina Natural
Os chás Medicina Natural™, antes de serem embalados, são cuidadosamente inspecionados e selecionados, para que o consumidor tenha uma experiência agradável e segura. O rígido controle de qualidade em toda cadeia produtiva são os diferenciais dos nossos chás. Contamos com fornecedores altamente qualificados que obedecem a padrões rigorosos, desde o plantio até a colheita e transporte dos chás, para que não ocorram perdas de propriedades e qualidade durante o processo produtivo. Os chás passam por um rigoroso protocolo de conferência interna, sendo avaliados nesta etapa, inúmeros fatores essenciais para a qualidade dos chás, que passam por análises em nossos laboratórios. Também são observados seus parâmetros microbiológicos, conforme descrito na Farmacopeia Brasileira, procedimento que garante a estabilidade e qualidade durante todo seu período de validade.
- CHÁ DE ALTO PADRÃO DE QUALIDADE COM CERTIFICADO DE ANÁLISE
- FOLHAS LIOFILIZADAS E SELECIONADAS PARA EVITAR QUALQUER TIPO DE AGENTE EXTERNO.
- PRODUTO LACRADO PARA PRESERVAR TODAS AS CARACTERÍSTICAS DA PLANTA.
- PRONTO PARA O PREPARO DO CHÁ
- QUALIDADE GARANTIDA.
Contraindicações e efeitos colaterais do chá de sene
O chá de sena pode diminuir os níveis de potássio, o que pode causar um desequilíbrio eletrolítico, levando a mudanças no ritmo cardíaco e fraqueza física. As infusões de sena podem interagir com drogas chamadas bloqueadores de canais de cálcio e aumentar a potência de outras ervas que você pode tomar, causando uma reação adversa. Sua ação rápida evita a absorção de nutrientes através do cólon, privando-o de minerais e vitaminas importantes.
Caso haja muita ingestão do chá, pode haver dores abdominais, náuseas, diarreia, vômitos, erupção cutânea, inchaço da ponta dos dedos, perda de peso e pigmentação escura no cólon. Bem como se o uso do chá for prolongado, pode causar danos crônicos no fígado e nos rins. O excesso pode causar perda óssea, fraqueza muscular e retenção de água.
O sene é contraindicado para grávidas, ou mulheres no período de amamentação, bem como estiver com qualquer tipo de infecção uterina. Também deve ser evitado em casos de hérnias abdominais, doenças hepáticas ou renais, cistites, desidratações ou náuseas, bem como em casos de apendicite ou distúrbios inflamatórios intestinais, como colites ulcerativas, hemorroidas ou úlceras. Outra contraindicação é para pacientes que sofrem de doenças cardíacas, anemia ou quaisquer outras doenças dos vasos sanguíneos.
Cuidados e precauções
Conserve ao abrigo da luz, calor e umidade. Cada pacote é embalado e pesado de forma individual. Pode ocorrer diferenças na tonalidade em determinados lotes por se tratar de ervas desidratadas, o que não impede a sua utilização.
Comprar Chá de Sene Importado Medicina Natural
Clique aqui para comprar Chá de Sene Importado Medicina Natural.