O chá de dente de leão é rico em lecitina e potássio, além de boro, ferro, fósforo, magnésio, niacina, proteínas, silício e zinco. Também possui grandes quantidades de vitaminas, incluindo vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E e vitamina P, conhecida como rutina. Combinada com as vitaminas C e E, a rutina auxilia na ação de fortalecer o sistema imunológico. Alguns estudos demonstram que o chá de dente-de-leão pode ser um grande aliado no controle do colesterol.
O chá do dente-de-leão é preparado com todas as partes da planta, que são ricas em propriedades. As folhas são diuréticas e hipotensas e a raiz é antifúngica, colagoga, diurética, expectorante, galactagoga, tônica e laxante (com efeito moderado). Os flavonoides e potássio presentes no chá de dente-de-leão asseguram sua ação diurética, sendo que os flavonoides aumentam a diurese e o potássio fica responsável pelo controle de espoliação pela urina. Sua ação colagoga se dá devido aos terpenos, pois eles favorecem a eliminação de numerosos catabólitos (restos da digestão). O estímulo da digestão gástrica se dá devido a presença de teraxinas.

Dente-de-leão – Taraxacum officinale
Outros nomes populares do dente de leão
Alface-de-cão, amargosa, amor-de-homem, amor-dos-homens, coroa-do-sacerdote, esperança, margarida-irlandesa, quartilho, taraxaco, taráxaco, dandelion (inglês).
Usos tradicionais do chá de dente de leão
- Antitumoral;
- Diabetes;
- Distúrbios gastrointestinais;
- Diurético;
- Prevenção de aterosclerose e doenças cardíacas;
- Pedras nos rins;
- Proteção hepática;
- Redução do colesterol ruim;
- Reumatismo;
- Saúde renal.
Partes utilizadas
Parte Int. Florida.
Modo de preparo do chá de dente de leão
Preparo por decocção: Adicionar de 3 a 4 gramas da folha em 200 ml de água, aguardar levantar fervura e desligar. Deixar em repouso por 10 minutos.
Preparo por infusão: (As folhas e raízes de dente-de-leão não devem ser fervidas junto com a água).
Adicionar 200ml de água fervente sobre 4 a 10g de dente de leão. Aguardar cerca de 10 minutos.
Sugestão de consumo
Ingerir o chá de dente-de-leão cerca de três vezes ao dia.
Contraindicações e efeitos colaterais do dente de leão
O dente-de-leão é contraindicado para gestantes, lactantes e crianças menores de 12 anos, devido a falta de estudos que comprovem sua segurança e eficácia a essa população.
Cuidados e precauções
O uso é contraindicado durante a gestação e lactação. O consumo deve ser feito com cautela por pessoas que fazem o uso de hipertensivos. Evitar o uso concomitante com sais de ferro.





