A noz-de-cola (Cola nitida) é uma planta medicinal também conhecida como cola-medicinal, cola-africana, cola-vera, café-africano, café-do-Sudão, abata kola, ballay cornu, na fo, bese-fitaa (cola-branca), bese hene (cola-do-rei), bese koko (cola-vermelha), cola-amarga, árvore-de-cola, obi (yoruba), sandalu, dentre outros inúmeros nomes populares. Inclui a espécie Cola acuminata e outros sinônimos botânicos. Existem mais de 125 variedades de espécies de noz-de-cola, árvore nativa do oeste da África e originalmente diz-se que era de propriedade dos deuses.
Benefícios da noz-de-cola
Embora seja chamado uma noz, a parte consumida realmente é a região interna das sementes carnudas. Popularmente, as sementes são mastigadas para restringir a fome e aliviar a sede, permitindo assim, que as pessoas consigam trabalhar em condições rígidas e quentes. Auxilia em casos de anorexia, depressão, diarreia, enxaqueca, exaustão, fadiga crônica e febre, além de ajudar a prevenir e combater infecções. A noz-de-cola é capaz também de estimular o sistema nervoso central e o coração. Pode funcionar ainda como um benefício natural para a perda de peso vez que possui efeito estimulante, sobretudo devido a presença de cafeína em sua composição.
Pesquisas publicadas na revista Phytotherapy Research em 2004 mostraram que a noz-de-cola era capaz de reduzir o crescimento e desenvolvimento de espécies de microbactérias responsáveis por doenças como meningite e tuberculose. Outro uso comum para a Cola acuminata se dá como um remédio natural para resfriados, vez que ajuda a dilatar os dutos e sacos alveolares (pequenas bolsas de ar nos pulmões onde o oxigênio e o dióxido de carbono são trocados com o sangue), além de melhorar a força das fibras no tecido pulmonar. É dito que consumir as nozes juntamente com bebidas alcoólicas evita a embriaguez.
Benefícios da noz-de-cola para a saúde do homem
Os extratos da noz contêm compostos vegetais não esteroides que têm a capacidade de induzir a morte de células cancerosas da próstata e podem modular o crescimento e a função da próstata. Como trabalha no corpo como estimulante e revigorante, atuando no sistema nervoso central, e aumentando níveis de oxigênio no sangue, acaba agindo como vasodilatador e promovendo uma melhora no desempenho sexual.
Efeito estimulante
A noz-de-cola possui efeito estimulante, vez que contém 1,5% a 2% de cafeína em sua composição, mais teobromina, que aumenta a circulação cerebral. A teobromina é um composto alcaloide que pode ser encontrado no chocolate e é pensado para contribuir com um senso de alerta e bem-estar. Além de ser estimulante, ajuda a aumentar os níveis de oxigênio no sangue e promover uma melhor concentração. É composta de cafeína, teobromina, colanina, tanino e antocianina. São acrescentadas à bebidas para condimentar e proporcionar um efeito estimulante.
Contraindicações e efeitos colaterais da noz-de-cola
A noz-de-cola é considerada segura quando ingerida por via oral em quantidades prescritas, a curto prazo. Contudo, quando usada acima da quantidade recomendado e por longo período de tempo, pode causar insônia, nervosismo, inquietação, aumento da pressão arterial, irritação no estômago, náuseas e vômitos, tontura, aumento da frequência cardíaca e respiração, devido sobretudo ao seu teor de cafeína. Em doses altas, pode aumentar o risco de contração de câncer de boca e gastrointestinal.
Deve ser evitada por crianças e mulheres grávidas e em período de amamentação por causa da cafeína, pelo menos não em grandes quantidades. Por conter cafeína, pode retardar a coagulação no sangue ou até mesmo piorar quadros de diarreias, glaucoma, osteoporose e diabetes, vez que afeta os níveis de açúcar no sangue. Deve ser inclusive evitada em períodos pré-operatórios.
História e curiosidades
Tribos nigerianas consideram essa nogueira como a primeira árvore na Terra. Já foi e ainda é usada para rituais de magia, como afrodisíaco e amuleto, sendo ainda importantes no mundo religioso e social de muitas culturas africanas. As nozes também são colocadas também em encruzilhadas como talismãs de proteção e são usadas como pagamento por serviços de em cerimônias de adivinhação. Na África antiga, já foi usada como uma espécie de moda. Na América Latina, é usada em cerimônias de iniciação e outros rituais de Candomblé.
Na África Ocidental, a noz-de-cola é um elemento importante da vida social, sendo oferecida como símbolo de bonde, hospitalidade e demonstração de respeito aos convidados. É dada aos amantes para expressar os sentimentos ou trocadas nos negócios para garantir contratos. São até mesmo oferecidas aos antepassados, aos espíritos e aos deuses. São consumidas em todos os tipos de eventos religiosos, incluindo enterros, sacrifícios e batismos. Todas as reuniões são iniciadas mastigando-se as nozes. As sementes são usadas para fazer uma tintura avermelhada. A noz-de-cola faz parte da família Sterculiaceae.