Maracujá é o nome científico utilizado para denominar várias espécies do gênero Passiflora. O chá de maracujá ou chá de passiflora é muito consumido na medicina popular para aliviar ansiedade, dores de cabeça de origem nervosa e insônia leve. O chá de folhas de passiflora possui efeito adstringente e agem como sedativo para auxiliar em condições de ansiedade, depressão, problemas respiratórios e tensão nervosa. As harmalas, substâncias presentes no chá de maracujá, inibem o consumo excessivo e desnecessário de oxigênio pelo cérebro. Acredita-se que estes compostos também são responsáveis por diminuir os níveis de circulação e respiração, reduzindo a pressão arterial.
Outros nomes populares da passiflora (maracujá)
Maracujá-ácido, maracujá-azedo, maracujá-alado, maracujá-de-refresco, Maracujá-doce, maracujá-grande, maracujá-guaçu, maracujá-peroba, passiflora-verdadeira.
Usos tradicionais do chá de passiflora
- Agitação e histeria;
- Ansiedade;
- Ataques de pânico;
- Bactericida;
- Concentração e foco;
- Depressão;
- Estresse pós-traumático;
- Hipertensão;
- Insônia;
- Redução do colesterol ruim (LDL);
- Tensão.
Ação calmante do chá de passiflora
Devido aos seus alcaloides e flavonoides possui ação antiespasmódica, sedativa e tranquilizante pois age como depressor inespecífico do sistema nervoso central. A Passiflora faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.
Composição química da passiflora
Alcaloides: harmana, harmalina, harmol, rarmalol.
Flavonoides: aspergina, vitexina, saponarretina, apigenina, orientina.
Fração de esteroides: sitosterol, estigmasterol. Glicosídeos cianogênicos: passiflorina, ginocardina. Saponina, gomas, taninos, pigmentos, pectinas, serotonina, resinas, ácido licânico e ácido parinário.
Partes utilizadas
Folhas.
Modo de preparo do chá de passiflora
Preparar a infusão (as folhas de maracujá não devem ser fervidas junto a água). Para 150 ml de água: adicionar 150 ml de água fervente sobre 1 a 2 g das folhas de maracujá. Aguardar cerca de 5 a 10 minutos.
Sugestão de consumo
O chá deve ser ingerido até 24 horas após o preparo, não podendo ser reaquecido. A ingestão diária vai depender da finalidade do uso, podendo variar de 1 a 4 xícaras por dia.
PRODUTO ISENTO DE REGISTRO CONFORME RDC 240/2018.
Padrão de qualidade premium Medicina Natural
Os chás Medicina Natural™, antes de serem embalados, são cuidadosamente inspecionados e selecionados, para que o consumidor tenha uma experiência agradável e segura. O rígido controle de qualidade em toda cadeia produtiva são os diferenciais dos nossos chás. Contamos com fornecedores altamente qualificados que obedecem a padrões rigorosos, desde o plantio até a colheita e transporte dos chás, para que não ocorram perdas de propriedades e qualidade durante o processo produtivo. Os chás passam por um rigoroso protocolo de conferência interna, sendo avaliados nesta etapa, inúmeros fatores essenciais para a qualidade dos chás, que passam por análises em nossos laboratórios. Também são observados seus parâmetros microbiológicos, conforme descrito na Farmacopeia Brasileira, procedimento que garante a estabilidade e qualidade durante todo seu período de validade.
- CHÁ DE ALTO PADRÃO DE QUALIDADE COM CERTIFICADO DE ANÁLISE.
- FOLHAS LIOFILIZADAS E SELECIONADAS PARA EVITAR QUALQUER TIPO DE AGENTE EXTERNO.
- PRODUTO LACRADO PARA PRESERVAR TODAS AS CARACTERÍSTICAS DA PLANTA.
- PRONTO PARA O PREPARO DO CHÁ.
- QUALIDADE GARANTIDA.
Contraindicações e efeitos colaterais da passiflora
Contraindicado a gestantes, lactantes e crianças menores de 12 anos, devido à falta de estudos que comprovem sua segurança e eficácia a essa população. Não é aconselhável operar máquinas ou dirigir durante seu uso pois pode causar sonolência. O uso não é recomendado em associação com sedativos e depressores do sistema nervoso central, vez que pode potencializar efeitos sedativos dos pentobarbital e hexobarbital e drogas inibidoras da monoaminoxidase. As culmarinas presentes na passiflora apresentam ação anticoagulante, podendo interagir com a varfarina.
Cuidados e precauções
Conserve ao abrigo da luz, calor e umidade. Cada pacote é embalado e pesado de forma individual. Pode ocorrer diferenças na tonalidade em determinados lotes por se tratar de ervas desidratadas, o que não impede a sua utilização.
Comprar Chá de Passiflora (Maracujá) Medicina Natural
Clique aqui para comprar Chá de Maracujá Medicina Natural.