A fumária (Fumaria officinalis) é uma planta medicinal também conhecida como canitos-béu-béu, erva-moleirinha, fumitório-comum, fumante-medicinal, fumo-terrestre, fumitory e drug fumitory (inglês). Pertence à família das papoulas (Papaveraceae).
Benefícios da fumária
A fumaria é uma erva com propriedades sedativas, vez que pode abrandar os batimentos cardíacos e diminuir a pressão sanguínea. Sua ação antibacteriana é útil no combate de infecções causadas por bacilos e estafilococos. Pode ser administrada em casos de artrite, constipação, diarreia, distúrbios de absorção, dores comuns no corpo e dores de estômago (pode pode agir como um antiespasmódico). Também auxilia no tratamento de doenças e inflamações no fígado e vesícula biliar, melhorando a função hepática.
O alto teor de potássio confere a planta a capacidade de aumentar a produção de urina, sendo o uso indicado em casos de retenção de líquidos ou obesidade. Da mesma forma, é capaz de agir como um agente desintoxicante (seja na pele, sangue ou fígado) e diurético, vez que ajuda a eliminar o excesso de líquidos e toxinas do corpo.
Benefícios da fumária para a pele
A fumária é utilizada para combater as doenças de pele, desde as que afetam o couro cabeludo, como a caspa, até as simples sardas, para as quais se aplicava o líquido resultante da infusão de suas folhas. Possui características anti-inflamatórias e auxilia em várias condições de pele, incluindo acnes, eczema, coceiras e erupções cutâneas e psoríase. Um cataplasma para abrandar pode ser aplicado sobre grânulos, furúnculos, ulcerações, feridas ou quaisquer outros tipos de lesão na pele, devido as propriedades antissépticas e emolientes.
Suas flores e folhas têm propriedades emolientes, ou seja, que protegem e amaciam a pele. Por conta dest propriedade, é muito utilizada na cosmética. Por exemplo, é utilizada na elaboração de tônicos faciais. Podem-se elaborar compressas para colocá-las sobre o rosto com a decocção de um punhado de folhas secas por cada litro de água. O líquido resultante de um punhado de flores fervido também constitui um bom tônico facial. As compressas eram descritas em textos antigos como colírio.
Efeitos e uso prolongado
A fumaria pode produzir efeitos opostos de acordo com a duração do tratamento, podendo ser tônica e hipertensora quando o corpo se encontra cansado em função de atividade física ou até mesmo mesmo em casos de anemia, aumentando a quantidade de glóbulos vermelhos. Contudo, quando o tratamento é mantido por períodos maiores que 10 dias, suas propriedades se invertem, e a fumária pode exercer função hipostênica (perda de energia corporal) e hipotensora (redução da pressão arterial), reduzindo assim, o número de glóbulos vermelhos no sangue.
Contraindicações e efeitos colaterais da fumária
O consumo diário de fumária deve ser de no máximo 3 xícaras de chá, pois o uso excessivo provoca vômito, diarreia e dor no estomago.
História e curiosidades
A Fumaria officinalis é uma planta herbácea de floração anual. É uma espécie comum encontrada na Europa Ocidental e Central. Anteriormente, acreditava-se que a fumária não se reproduzisse por meio de sementes, mas que havia surgido de emanações vaporosas da terra e que possuía poderes mágicos, vez que já que foi usada para afugentar espíritos malignos.