Guaraná: saiba para que serve o fruto

Guaraná - Paullinia cupana

Conheça os benefícios e propriedades medicinais do guaraná (Paullinia cupana), planta nativa da Amazônia e rica em propriedades energizantes e refrigerantes.

ATUALIZADO EM Atualizado em 14/09/2022

O guaraná (Paullinia cupana) é também conhecido como guaranazeiro, uabano, uaraná, uaranazeiro, guanazeiro e guaranauva. Inclui os sinônimos botânicos Paullinia sorbilis e Cupania americana. O guaraná faz parte da família Sapindaceae.

Benefícios do guaraná

Os frutos e sementes do guaraná possuem propriedades que incluem aumento do vigor e energia disponível no organismo, além de possuírem a capacidade de acelerar o metabolismo e queimar gorduras do corpo, o que faz com que o mesmo seja um ingrediente muito comum em alimentos e bebidas energéticas e nutritivas. Um dos efeitos mais potentes do guaraná é sua propriedade energética, vez que ele possui uma estrutura química parecida com à da cafeína e as suas sementes proporcionam efeitos similares e até mesmo mais vigorosos.

Além dos efeitos para a perda de peso e aumento energético, o guaraná proporciona benefícios para aquelas pessoas que sofrem de constipação intestinal, diarreia e gases, já que ajuda a limpar e desintoxicar todo o sistema. Dentre os benefícios mais comuns guaraná estão listados:

  • Acelera o metabolismo e queima gorduras;
  • Age como um afrodisíaco natural;
  • Aumenta a disponibilidade de energia;
  • Desintoxica o organismo;
  • Melhora a capacidade cognitiva e aumenta o alerta mental;
  • Reduz o apetite.

Efeitos do guaraná para perda de peso

Guaraná em pó (pó de guarana)

Guaraná em pó (pó de guarana)

O guaraná libera de forma mais lenta a energia que o corpo precisa para se sustentar, sendo em muitos casos mais eficiente que o próprio café. A planta estimula o sistema nervoso central de forma direta e pode ser consumida em doses pequenas para aumentar níveis de atividades corporal e combater a fadiga. O guaraná é usado há séculos por tribos nativas da Floresta Amazônica em forma de chá para suprimir a fome e auxiliar na perda de peso (é nesse processo que estão envolvidas a liberação das gorduras dentro da corrente sanguínea, usadas como fonte de energia durante a atividade física).

Um estudo sobre perda de peso com 67 pessoas durante 8 semanas realizado pelo Centro de Pesquisa de Obesidade do St. Luke’s-Roosevelt Hospital Center e do Departamento de Medicina, comprovou que o grupo que tomou 800 mg de guaraná antes de cada refeição perdeu mais peso e gordura corporal do que o grupo que consumiu placebo (fármaco ou procedimento inerte que pode apresentar efeitos terapêuticos devido aos efeitos psicológicos da crença do paciente de que está a ser tratado).

Composição do guaraná

A guaranina é um estimulante natural do sistema nervoso, que provoca a liberação de adrenalina no organismo. A adrenalina (epinefrina) é um hormônio simpaticomimético e neurotransmissor secretado pelas glândulas suprarrenais que prepara o organismo para grandes esforços físicos, estimula o coração, eleva a tensão arterial, relaxa certos músculos e contrai outros. A atividade causada pela adrenalina promove a queima de gordura e aumenta a frequência cardíaca. Tais qualidades são ideais para auxiliar na perda de peso quando acompanhadas de exercícios, como caminhadas ou academia.

Além da guaranina, o guaraná também contém outros compostos da família xantina, como a teobromina e a teofilina, que contribuem para o seu efeito estimulante. Outros componentes incluem taninos, polifenóis e amido. O pó de guaraná é feito pulverizando os frutos secos, que se transforma em um pó fino.

Uso na culinária

Na culinária, o guaraná é amplamente utilizado em bebidas energéticas, incluindo refrigerantes e sucos. As sementes são pulverizadas, assadas e misturadas com água, formando assim barras que depois são drenadas e secas. Ocasionalmente, pode ser misturado com cacau.

Contraindicações e efeitos colaterais do guaraná

O guaraná é seguro para a grande maioria dos adultos que o consomem em pequenas quantidades, contudo, pode ser possivelmente inseguro e não indicado quando seu uso for feito via oral e com doses altas e por longos períodos. Doses maiores que 250 ou 300 mg por dia estão diretamente ligadas aos efeitos colaterais.

Os efeitos colaterais variam de acordo com a dosagem e podem acarretar em nervosismo, insônia, agitação, náuseas, irritação no estômago, vômitos, respiração acelerada, pressão arterial, tremores, diurese, delírios, dentre outras. Doses muito altas podem causar dores de cabeça, agitação, zumbido no ouvido, batimentos cardíacos irregulares, cólicas dentro do estômago, dores para urinar e ansiedade. Pessoas que fazem uso contínuo também podem experimentar alguns outros sintomas como a abstinência de cafeína.

História e curiosidades

A Paullinia cupana é nativa da Amazônia e pode ser encontrada tanto no Brasil quanto na Venezuela. O guaraná pode ser consumido em várias formas, sendo a mais natural uma pasta seca advinda totalmente das sementas dessa planta. É comercialmente disponível como xaropes, extratos, comprimidos ou suplementos de cápsulas e aditivos para bebidas energéticas. Quando incorporado em produtos para emagrecimento saudável.

Referências:
Espinola, E. B., et al. “Pharmacological activity of Guarana (Paullinia cupana Mart.) in laboratory animals.” Journal of ethnopharmacology 55.3 (1997): 223-229.
Mattei, R., et al. “Guarana (Paullinia cupana): toxic behavioral effects in laboratory animals and antioxidant activity in vitro.” Journal of ethnopharmacology 60.2 (1998): 111-116.
Kennedy, D. O., et al. “Improved cognitive performance and mental fatigue following a multi-vitamin and mineral supplement with added guarana (Paullinia cupana).” Appetite 50.2 (2008): 506-513.
Memorial Sloan-Kettering Cancer Center: Guarana
Guide to Guarana Weight Loss Pills. LovetoKnow.
Guarana 800 mg To Aid Weight Loss. Livestrong.com
Boozer, C. N., et al. “An herbal supplement containing Ma Huang-Guarana for weight loss: a randomized, double-blind trial.” International Journal of Obesity & Related Metabolic Disorders 25.3 (2001).
International Journal of Obesity and Related Metabolic Disorders:An Herbal Supplement Containing Ma Huang-Guarana for Weight Loss: a Randomized, Double-Blind Trial; C.N. Boozer et al; March 2001