Todas as formas de vitamina D proporcionam vários benefícios para a saúde, contudo, poucas pessoas sabem que as vitaminas D2 e D3 possuem algumas diferenças importantes.
Fontes de vitamina D
A vitamina D, um grupo de compostos lipossolúveis, é muitas vezes conhecida como a vitamina do sol, sendo que somente a D3 (colecalciferol) é produzida por meio da síntese natural da luz solar sobre a pele, sendo a mesma um subproduto da síntese dos raios ultra-violeta (raios UVB) do sol na epiderme, sendo abundante na superfície da pele de animais e na lã de ovelhas. Por outro lado, plantas e fungos são capazes de produzir vitamina D2, conhecida como ergo-calciferol (ergocalciferol). Ambas as formas são muito encontradas em suplementos dietéticos.
Além de o fortalecer os ossos, a vitamina D contribui para o crescimento das células, redução da inflamação, auxílio no suporte das funções neuromusculares e sistema imunológico. Poucos alimentos que são ricos em vitamina D, sendo que o óleo de fígado de bacalhau é uma das fontes mais abundantes. O peixe-espada grelhado e o salmão vermelho cozido também são fontes ricas de vitamina D. A gema do ovo e alguns tipos de leite e iogurte também contém o nutriente.
A vitamina D2 não é produzida de forma natural pelo organismo humano, cabendo as plantas e outros animais sintetizá-la. Além disso, não é tão facilmente absorvida pelos receptores no corpo, resultando em menos efeitos positivos em comparação a vitamina D3, que por sua vez é considerada a que traz mais benefícios para o corpo, vez que regula o nível de cálcio e fósforo no sangue e é vital para o desenvolvimento e crescimento dos ossos. Além disso, pode ser armazenada no tecido adiposo até que o organismo necessite utilizá-la.
Vitamina D2
A vitamina D2 é muito encontrada em alimentos como o leite, ovos, cereais, pães e peixes como o arenque, atum, cavala, sardinha e salmão. O salmão é uma importante fonte de vitaminas e, grelhar ou assar levemente o salmão e outros peixes é uma maneira de assegurar que níveis elevados de nutrientes não se percam. O salmão é frequentemente chamado de alimento antienvelhecimento, porque contém muitos nutrientes assim que ajudam a evitar a inflamação e protegem as células, incluindo os ácidos graxos ômega 3 e outros nutrientes importantes.
Vitamina D3
A vitamina D3 estimula a produção de peptídeos potentes em células brancas do sangue e células epiteliais que forram o trato respiratório, protegendo assim os pulmões contra a infecção. Também é capaz de modular a resposta imune e reforçar as defesas imunitárias. Um estudo do American Journal of Clinical Nutrition mostrou que crianças em idade escolar que receberam a 30mg tiveram uma redução de 42% na gripe A durante os meses de inverno em comparação com crianças que tomaram placebo.
Mulheres adultas que consomem regularmente um multivitamínico com apenas 0,67mg/dia de vitamina D, segundo estudos, possuem um risco 40% menor de desenvolver artrite reumatoide (AR). Outro estudo mostrou que doses elevadas de suplementação resultaram numa melhoria de sintomas de artrite reumatoide em 89% dos pacientes sendo que 45% deles obtiveram uma remissão completa da doença, comprovando os benefícios desse nutriente para a saúde das articulações.
Cerca de 90% dos pacientes com Alzheimer têm níveis baixos de vitamina D, fator que leva muitos pesquisadores a examinarem a questão. Um estudo recente mostrou que o grupo de mulheres idosas que ingeriu maior quantidade de vitamina D (20% dos participantes) experimentou menor incidência da doença de Alzheimer em relação ao grupo controle. Outro estudo realizado com 300 idosos demonstrou que houve aumento de cerca de 250% da ocorrência de sintomas do Alzheimer em pessoas com baixos níveis de vitamina D no sangue.
Suplementos de vitamina D
Ambas as versões das vitaminas D são disponíveis como suplementos alimentares em comprimidos ou líquidos. O colecalciferol possui vida útil mais longa e é produzido a partir de fontes animais, ao contrário dos suplementos de ergosterol, que são produzidos a partir de fontes vegetais. Há pelo menos cinco formas diferentes de vitamina D, chamadas de D1, D2, D3, D4 e D5.