O tomilho (Thymus vulgaris) é uma planta medicinal também conhecida como tomilho-de-jardim e tomilho-selvagem (Thymus serpyllum). O tomilho é um ingrediente muito utilizado na culinária mediterrânea e grega e possui diversos usos terapêuticos.
Benefícios do tomilho
O chá de tomilho possui propriedades sedativas que ajudam a reduzir ansiedade, fadiga e depressão, além de ser rico em óleos voláteis, minerais, fenóis e flavonoides. Os seus fitoquímicos relaxam o trato digestivo e brônquios, beneficiando pessoas com congestão no peito e indigestão. O óleo de tomilho já demonstrou forte atividade antibacteriana e antioxidante, além de proporcionar alivio à dores no corpo, incluindo juntas artríticas.
Na medicina popular, é usado em forma de líquido para limpeza bucal, evitar a perda de dentes, laringites, feridas de boca, formação de placa bacteriana, dor de garganta, amigdalite e má respiração. Compressas para congestão pulmonar, incluindo asma, bronquites, resfriados e gripe. Cataplasma para feridas e mastite. Lavagem para infecções fungosas como pé-de-atleta e lombriga, além de piolhos e sarnas. Ducha para candidíase. Compressas para contusões. Colírio para olhos doloridos e enxaguante de cabelo para caspa. Pomada para acne, marcas, queimaduras e feridas. Usada como erva de banho para músculos doloridos, artrite e resfriados. O óleo essencial é acrescentado a sabões e inalações antidepressivas, óleos de massagem para músculos doloridos, reumatismo e ciática, além de ser aplicado diretamente a verrugas.
Óleo de tomilho: rico em carvacrol e timol
Carvacrol
O carvacrol é uma substância oleosa, incolor e espessa, sendo a principalmente substância presente no óleo de orégano (Origanum vulgare) e de tomilho (Thymus vulgaris). É conhecido por suas propriedades antibacterianas, especialmente no controle das bactérias Escherichia coli (responsável muitas vezes por infecções no trato gastrointestinal e urinário) e Bacillus cereus (sendo que algumas cepas podem ser prejudiciais e causadores de doenças transmitidas por alimentos, contudo, algumas estirpes são benéficas, sendo considerados probióticos).
Desta forma, o carvacrol pode ser uma opção para o tratamento complementar de doenças como a gastroenterite (infecção que atinge o sistema gastrointestinal podendo haver a ocorrências de diarreias, cólicas intestinais e possivelmente vômitos), colecistite (inflamação da vesícula biliar), toxemia (presença de bactérias no sangue), colangite (inflamação das vias biliares), infecção do trato urinário, além de vários outros tipos de infecções comuns, como meningite e pneumonia neonatal.
O carvacrol também pode valer suas propriedades antibióticas nas situações em que o estômago tenha sido infectado devido a alguma lesão grave na zona abdominal, como é o caso da peritonite ou até mesmo por conta de algum abscesso no abdômen causado por uma ferida causada por facas e outros objetos cortante ou apendicite. Neste tipo de situação, a E. coli encontra mais facilidade para entrar no estômago e causar uma infecção de natureza mais grave.
Timol
O timol é amplamente utilizado como um antibacteriano, antimicrobiano e antifúngico. Possui propriedades antissépticas, sendo um desinfetante mais eficaz que o ácido carbólico. É relacionado ao carvacrol, possuindo a mesma fórmula molecular, porém os átomos estão dispostos de forma diferente. Alguns remédios para acne, hemorroidas e fungos possuem timol em sua composição. O timol inibe a capacidade de algumas bactérias se aderirem a células humanas, dispondo de um mecanismo antimicrobiano que rompe a parede celular bacteriana e faz com que citoplasma vaze. O timol, um dos componentes presentes no óleo do tomilho, além de ser um poderoso antioxidante, ajuda a aumentar a quantidade de ácidos graxos ômega-3 e gorduras saudáveis nas células cerebrais. Um estudo da Biochemical and Biophysical Research descobriu que o óleo de tomilho ajuda a proteger o organismo contra mudanças relacionadas ao avanço da idade nas células cerebrais de ratos.
Uso na culinária
Na culinária, o tomilho é acrescentado a sopas, guisados, legumes, galinhas, saladas de frutas, quiabos e licor Beneditino. Auxilia na digestão de comidas com alto teor de gorduras e calorias. Ajuda a preservar carnes.
Composição do tomilho
O Thymus vulgaris é composto de óleo essencial (borneol, carvacrol, cymol, linalol, timol), princípio amargo, tanino, flavonoides (apigenina, naringenina, luteolina e thymonin), saponinas e ácidos terpênicos. O timol e o carvacrol têm efeito relaxante nos músculos lisos da área gastrointestinal.
Contraindicações e efeitos colaterais do tomilho
Não deve ser utilizado durante a gravidez. Como a maioria dos óleos essenciais, deve ser diluído antes de ser aplicado à pele.
História e curiosidades
O nome de gênero, Thymus, é derivado da palavra grega "thymon", que significa "coragem", vez que a mesma era usada como erva de banho por soldados romanos para lhes proporcionarem coragem. O nome dado ao tomilho-selvagem (serpyllum) é devido ao fato de que antigamente ele havia sido usada usada para tratar mordidas de cobras venenosas e criaturas do mar, além de ter sido queimado como um incenso para intimidar escorpiões. O tomilho foi usado para embalsamar e seu óleo essencial foi amplamente usado durante a Primeira Guerra Mundial para ajudar a aliviar a dores e tratar infecções. O gênero Thymus faz parte da família Lamiaceae.