MACADAMIA TETRAPHYLLA
Nomes populares
Noz-da-macadâmia, macadamia nut (inglês).
Sinônimos botânicos
Macadamia integrifolia
Família
Proteaceae
Partes usadas
Nozes, óleo.
Usos tradicionais da Macadamia tetraphylla
Arteriosclerose, artrite, câncer, colesterol alto, osteoporose, reumatismo.
Propriedades medicinais da Macadamia tetraphylla
Anticancerígeno (previne ou combate ao câncer)
Anti-inflamatório (combate a inflamação nos tecidos)
Antioxidante (inibe os efeitos da oxidação e combate os radicais livres)
Antirreumático (previne ou trata o reumatismo, doença caracterizada por dor articular ou por outras alterações dos músculos e ossos)
Preparações da Macadamia tetraphylla
Bolos, óleos, pães, produtos cosméticos, sobremesas.
Contraindicações e efeitos colaterais da Macadamia tetraphylla
Existem dois tipos de macadâmia que são comestíveis e ambas trazem benefícios para a saúde: as espécies M. integrifolia e M. tetraphylla. Embora existam outras diversas variedades, elas são tóxicas e impróprias para o consumo graças a alta quantidade de glicosídeos cianogênicos.
Fitoquímicos
.
Curiosidades
- A noz-da-macadâmia é rica em vitamina A, além de ser fonte de vários outros nutrientes essenciais para o corpo humano. O ácido palmitoleico, contido em grandes quantidades em sua composição, promove uma aceleração do metabolismo e diminui a taxa de armazenamento de gordura, auxiliando consequentemente no emagrecimento. O seu alto teor proteico e vitamínico a torna um suplemento ideal para uma alimentação saudável e uma vida mais equilibrada.
- Uma quantidade de 100 gramas de nozes de macadâmia fornecem 740 calorias e são uma fonte rica (20% ou mais do valor diário) de numerosos nutrientes essenciais, incluindo tiamina (104% do valor diário), vitamina B6 (21% VD), manganês (195% VD), ferro (28% VD), magnésio (37% VD) e fósforo (27% VD). As nozes são compostas de 76% de gordura, 14% de carboidratos, incluindo 9% de fibra alimentar e 8% de proteína. Em comparação com outras nozes comestíveis comuns, como as amêndoas e a castanha de caju, as macadâmias são ricas em gordura total e relativamente pobres em proteína.
Saiba mais
- Noz-da-macadâmia: benefícios e propriedades medicinais