O sene (Cassia angustifolia) é uma planta medicinal também conhecida como cássia, cene, sena, sene-de-Alexandria, senne. Inclui as espécies Sene cassia, Sene acutifolia, Cassia marilandica, dentre outras. O consumo regular do chá de sene (Cassia angustifolia) é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com sendo extremamente eficaz e útil para inúmeras condições de saúde, sobretudo às relacionadas ao sistema digestivo. Inclui o sinônimo botânico Senna alexandrina.
Benefícios do sene
O extrato da folha do sene é usado em casos de constipação aguda e crônica, vez que pequenas quantidades conseguem aliviar a sensação de desconforto rapidamente. Combinado com outras ervas com propriedades catárticas (que aceleram a defecação), dietas com a ingestão de muitas fibras, ingestão de líquidos e uma rotina de exercícios físicos, pode significar uma melhora significativa ou até mesmo cura para pessoas que sofrem com constipação. Também aumenta a motilidade e o transporte de fluido intestinal.
Em combinação com outras ervas anti-helmínticas, é usado para expulsar vermes intestinais. A sene é usada em muitas preparações laxativas comerciais, como o Senolax. Os senosídeos da erva causam irritação no intestino grosso, causando movimentos peristálticos e consequente liberação de substâncias do intestino. Também possui propriedades diuréticas e a folha é conhecido por sua ação de perda de peso por resultado da eliminação de resíduos. Na medicina popular, é usada em forma de líquido para limpeza bucal para refrescar a respiração e combater a halitose.
Chá de sene
O chá de sene é consumido desde o século IX e sua ação mais comum se dá em casos de constipação aguda e crônica, vez que pequenas quantidades conseguem aliviar a sensação de desconforto rapidamente. O chá de sene é um laxante natural que contém derivados de glicosídeos, flavonoides, açúcar, resina e antraquinona, sendo este o último responsável pelos movimentos intestinais, interagindo com bactérias no trato digestivo e causando a consequente ação laxante.
O sene causa uma irritação nas paredes do intestino, estimulando os músculos do cólon, fator que aumenta os movimentos peristálticos e facilita o processo de eliminação de fezes (se torna mais efetivo quando é consumido aliado à uma dieta rica em fibras e consumo de água). O sene também auxilia na perda de peso, pois reduz seu chá reduz o apetite, e auxilia os alimentos a se moverem mais rapidamente através do intestino antes de todos os nutrientes e calorias serem absorvidos pelo corpo. Outro momento em que é bastante útil é em casos de colonoscopia tenha de ser realizada, pois deixa o intestino limpo antes do procedimento.
Modo de preparo
Para efeito laxante, é recomendado entre 1.5 e 3.0 gramas de Chá de Sene Medicina Natural. Entre 5 e 10 gramas para efeito purgativo. O chá deve ser feito colocando a erva em água fervente por 5 minutos para depois ser consumida via oral (a dosagem correta é a dose necessária para deixar as fezes amolecidas). No caso de utilizar as folhas secas, deve ser colocado entre 0.6 e 2.0 gramas. O chá por infusão ou decocção deve ser colocado na mesma dose de folhas secas indicada anteriormente em 150ml de água quente durante 10 a 30 minutos.
Sugestão de consumo
Ingerir 200ml de Chá de Sene Medicina Natural, 3 (três) vezes ao dia.
Contraindicações e efeitos colaterais do sene
A folha possui efeito mais forte do que as vagens e pode causar cãibras estomacais, náuseas e vômitos. Tais efeitos são prevenidos combinando o sene com ervas carminativas, como o gengibre e a hortelã. O uso excessivo pode causar dependência laxativa e, desta forma, não é aconselhável o uso por um período prolongado.. Não deve ser utilizada durante a gravidez e por crianças menores de doze anos, bem como em casos de colite, úlceras, diarreia e hemorroidas. O uso da cássia pode conferir uma coloração avermelhada a urina, no entanto, isso não é um motivo para preocupação.
História e curiosidades
A Cassia angustifolia é nativa da Ásia tropical, mas está presente na Índia, Oriente Médio, Norte da África e outras semi-áridas do mundo. Seu uso como laxante natural é conhecido desde o século IX. O nome cientifico Senna alexandrina Miller foi dado por taxonomistas modernos que agruparam duas espécies em um só nome, mas na maioria das farmacopeias o sene é encontrado sob dois nomes, Cassia senna L. e Cassia angustifolia Vahl. Os nomes populares senne-alexandrino e egípcio foram dados porque em Alexandria no Egito ficava o principal porto comercial das épocas passadas. A erva era transportada da Núbia e do Sudão para Alexandria, e depois seguia para toda a Europa por meio do mar mediterrâneo. A Cassia angustifolia faz parte da família das Leguminosas.