O ruibarbo (Rheum palmatum) é uma planta medicinal também conhecida como ruibarbo-de-jardim, ruibarbo-do-campo, ruibarbo-palmado, rhubarb (inglês), da huang (medicina tradicional chinesa), dentre outros nomes populares. Inclui as espécie Rheum officinale (ruibarbo-chinês ou turco) e Rheum tanguticum. A espécie Rheum rhabarbaraum é uma variedade não utilizada para fins medicinais.
Benefícios do ruibarbo
O ruibarbo é utilizado como laxante, antiflogístico (combate inflamações) e hemostático para o tratamento de obstipação, diarreia, icterícia, hemorragia gastrointestinal, desordens menstruais, conjuntivite, lesões traumáticas, feridas e úlceras superficiais supurativas. Também é aplicado externamente por queimaduras térmicas. É usado em cataplasma ou compressas para febres, queimaduras, carbúnculos e feridas. Em forma de líquido para limpeza bucal de feridas na boca.
Chá da raiz de ruibarbo
O chá de ruibarbo não fervido (vez que algumas das suas propriedades laxativas são eliminadas neste processo) age em pequenas doses como laxante e adstringente. É amplamente usado para tratar diarreia e eliminar vermes. A raiz, quando usada como laxante, é combinada com ervas com propriedades carminativas, como o gengibre e a hortelã-pimenta. As antraquinonas presentes na erva contribuem para as propriedades laxativas e purgantes ao mesmo tempo que os taninos equilibram esse efeito. Na medicina tradicional chinesa, a raiz é utilizada para curar doenças do estômago, além de aliviar febres e edemas. Pesquisas indicaram que a erva pode inibir o desenvolvimento de células cancerígenas.
Contraindicações e efeitos colaterais do ruibarbo
A planta só é utilizada por curtos períodos. Não deve ser utilizado durante a gravidez e amamentação, tampouco quando o cólon já estiver vazio, vez que as propriedades adstringentes podem causar desconforto. Não deve ser usada durante as menstruações. A raiz pode deixar a urina temporariamente amarelada ou avermelhada. As folhas frescas são tóxicas.
Curiosidades
Acredita-se que o nome do gênero (Rheum) vem do grego rheo, que significa "fluir", em menção as propriedades purgantes da planta. O nome popular é derivado do latim barbrum de rha, que se refere ao rio Rha, nome cita para o rio Volga, situado no Leste Europeu e habitado antigamente por povos bárbaros. A raiz fresca é usada para polir bronze devido ao seu conteúdo ácido. O gênero Rheum faz parte da família Polygonaceae.