A Eutrochium purpureum é uma planta medicinal também conhecida como eupatório, eupatorium, pei lan (chinês), raiz-de-rim (kidney root), raiz-de-cascalho, rainha-do-prado (queen of the meadow), gravelroot, sweet-joe-pye weed, dentre outros nomes populares. Inclui o sinônimo botânico Eutrochium fistulosum. Segundo relatos históricos, a raiz-de-cascalho foi usada como medicamento para tratar uma epidemia de febre amarela que ocorreu na Filadélfia, EUA, em 1793.
Benefícios da raiz-de-rim
De acordo com o Shennong Ben Cao Jing, um dos livros médicos antigos admitidos na criação de uma base para a medicina tradicional chinesa e composto de três volumes contendo 365 entradas de medicamentos, o pei lan (raiz-de-rim) é classificado como um medicamento superior. Sua origem foi atribuída ao mítico soberano chinês Shennong, que teria vivido em torno de 2800 a.C. Pesquisadores acreditam que o texto é uma compilação de tradições orais, escritas na China entre 200 e 250 d.C.
O rizoma concentra as propriedades medicinais da Eupatorium purpureum, contudo, é possível aproveitar as raízes e flores. O chá de raiz-de-rim reduz a produção de odor na boca, eliminando impurezas. Estudos farmacológicos demonstraram que o extrato pode efetivamente inibir a reprodução e o crescimento de 12 tipos de bactérias orais associadas ao mau hálito, o que reduz a geração de material sulfídrico oral. Além da falta de higiene bucal, os sintomas usuais do mau hálito incluem calor na boca, secura da língua, tártaro dos dentes, gengivas inchadas, sabor amargo, revestimento de língua branca gordurosa e constipação.
Chá de raiz-de-rim pode eliminar pedras nos rins
A raiz-de-rim é conhecida por acalmar membranas de muco irritadas na região urinária e ajudar os rins a removerem substâncias não utilizáveis pelo organismo, como o ácido úrico. Muitas dessas pedras formadas por ácido úrico não são detectáveis em exames comuns por conta do tamanho, mas ainda assim podem prejudicar o funcionamento do organismo. Para preparar uma decocção, adicione uma colher de chá de raiz de rim a um copo de água e ferva a mistura. Deixe a mistura ferver por cerca de dez minutos. Esta decocção precisa ser consumida três vezes durante o dia. Além de reduzir a quantidade de ácido úrico, o chá é altamente utilizado para fortalecer o organismo.
Contraindicações e efeitos colaterais da raiz-de-rim
Consumida em doses elevadas, pode causar náuseas e vômitos. Hipertensos ou alérgicos devem evitar o seu consumo.
História e curiosidades
Sua cor púrpura, bonita e imponente, deu origem ao apelido de rainha-do-prado. A tradução literal de pei lan, nomenclatura pela qual é conhecida na China, significa "orquídea usável". A espécie Eutrochium purpureum faz parte da família Asteraceae.