A Collinsonia canadensis é uma planta medicinal também conhecida como bálsamo-de-cavalo, bálsamo-de-cavalo-do-Canadá, bálsamo-de-boi, erva-de-cavalo, raiz-de-pedra, stone root, horsebalm, horseweed (inglês), dentre outros nomes populares. O nome de gênero Collinsonia foi dado pelo botânico britânico Peter Collinson.
Benefícios da Collinsonia canadensis
A raiz e os rizomas (sistema que fica localizado sob o solo) da Collinsonia canadensis são utilizadas para a criação de formatos de aplicação com fins medicinais. Os princípios ativos da raiz-de-pedra são extremamente difíceis de extrair para uso, tanto na forma de pó quanto na forma moída – seu uso e suas propriedades específicas possuem poucas informações científicas documentadas – apresenta flores amarelas, folhas ovais e cresce em ambientes úmidos. É amplamente útil no tratamento de faringite, laringite, gastrite, hemorroidas e infecção de garganta.
Quando utilizada para auxiliar no tratamento tanto da gastrite quanto da dispepsia atônica, é preciso que a raiz-de-pedra seja aplicada juntamente à outras substâncias medicinais, que podem ser determinadas especificamente com o apoio de um profissional especializado, que poderá indicar não apenas a dosagem, como o tempo de tratamento e a frequência do consumo. Quando indicada para o tratamento das hemorroidas, se mostra de excelente atuação, sendo um dos remédios mais eficientes (uma ou duas doses de raiz-de-pedra em gotas são eficientes para que o tratamento possa obter desempenho eficaz e satisfatório para o paciente).
Estudiosos também afirmam que a raiz-de-pedra apresenta efeitos expressivos ao influenciar o funcionamento do sistema nervoso e das membranas mucosas, proporcionado um alívio da congestão das mesmas, bem como propulsionando e melhorando a circulação sanguínea dos capilares. A influência é determinante quando se observa as condições significativamente relaxadas das membranas mucosas ao redor da garganta, bem como da região final do intestino.
Efeitos da raiz-de-pedra para auxiliar na dissolução de pedras nos rins e na vesícula biliar
A raiz-de-pedra ("stone root", em inglês), é uma planta com reconhecido uso na medicina herbal, especialmente valorizada na medicina tradicional norte-americana por suas propriedades benéficas à saúde renal. Esta planta é frequentemente citada por suas qualidades diuréticas, que podem contribuir para a dissolução e eliminação de cálculos renais e biliares. Contudo, é crucial ressaltar que as evidências científicas que suportam esses usos ainda são limitadas.
- Ação diurética: Conhecida por aumentar a produção de urina, a "Collinsonia canadensis" pode ser útil no combate a cálculos renais.
- Alívio de sintomas relacionados a pedras nos rins: Pode ser eficaz em aliviar dores e desconfortos associados a pedras nos rins.
Além disso, a Collinsonia canadensis é amplamente utilizada para tratar condições como dores na bexiga, inchaço e inflamação urinária, infecções do trato urinário, e para reduzir o excesso de ácido úrico na urina.
Contraindicações e efeitos colaterais da raiz-de-pedra
Majoritariamente, a utilização da Collinsonia canadenses como auxílio para tratamentos medicinais é segura, pois os casos onde os efeitos indesejados foram apresentados são raros – embora possam ser ocasionados pelo uso em quantidades excessivas. Dentre os efeitos colaterais estão as sensações de tontura, a náusea e a ânsia de vômito, o paciente pode também sentir dor ao urinar e irritação na região do estômago.
Mulheres que estão passando pelo processo da gravidez e que estão amamentando não devem fazer o uso do bálsamo, principalmente pelo fato de que não há informações o suficiente para garantir que a substância possa ser segura para a mãe e o bebê. É contraindicado que pessoas que fazem uso da substância lítio ou de pílulas diuréticas utilizem juntamente com a raiz-de-pedra de qualquer maneira, vez que a planta pode também proporcionar efeito diurético, prejudicando o sistema de eliminação do lítio do organismo, provocando efeitos negativos na saúde.
História e curiosidades
A raiz-de-pedra é nativa do leste da América do Norte, desde o sul do Quebec (Canadá), passando pelo sul da Flórida e chegando até o oeste, no estado do Missouri – embora seja geralmente encontrada a leste do Rio Mississipi. O odor da planta é extremamente forte e pode ser perturbador para algumas pessoas, A raiz tem uma coloração marrom escura, quase preta, é composta por vários nós, bem como muito pesada, coberta por uma enorme quantidade de fibras. O odor característico previamente mencionado desaparece a partir do momento em que a raiz passa por processos de desidratação. A Collinsonia canadensis faz parte da família Lamiaceae.