O poria (Poria cocos) é um cogumelo medicinal também conhecido como pão-indiano e tuckahoe. Antigamente, a Poria cocos era conhecida como Poria sclerotium e Sclerotium cocus. Na culinária, o fungo pode ser cozido e acrescentado em guisados e sopas. A Poria cocos faz parte da família Polyporaceae.
Benefícios do Poria cocos
O Poria cocos tende a crescer nas raízes de figos e árvores píneas. Pode ser colhido selvagem, mas é cultivado em larga escala em algumas regiões da China. É um importante cogumelo utilizado na medicina asiática, sobretudo na medicina chinesa, onde é um diurético indicado principalmente para promover a micção, reduzindo assim, o acúmulo de líquidos no corpo. O cogumelo poria também é usado em casos de diarreia e edemas. Possui propriedades calmantes, que ajudam no tratamento da insônia, ansiedade e redução das palpitações cardíacas.
O cogumelo poria fortalece a digestão e estimula a produção de interferon. O interferon (interferona ou interferão) é uma proteína produzida por todos os animais vertebrados e por alguns invertebrados por meio das células do organismo para defendê-lo de agentes externos como vírus, bactérias e células de tumores.
Agente natural de combate ao câncer
Em 2006, uma pesquisa foi realizada para verificar possíveis efeitos de um beta-glucano presente no micélio do Poria cocos na inibição do crescimento de células de câncer de mama em humanos. Apesar de apresentar resultados positivos, os efeitos do cogumelo poria ainda necessitam de maior investigação científica para comprovar sua eficácia como um agente antitumoral. Um outro estudo verificou as propriedades do ácido pachymico para reduzir a proliferação e crescimento de células cancerosas humanas da próstata e apontou que alguns compostos presentes no cogumelo podem reduzir o crescimento de células cancerosas humanas da próstata.
Composição
Os principais constituintes químicos do esclerócio do poria são triterpenoides, polissacarídeos, ergosterol, ácido caprílico, ácido undecanoico, ácido láurico, ácido dodecanóico, ácido palmítico, dodecanoato, caprilato, dentre outros elementos.
Contraindicações e efeitos colaterais do cogumelo poria
Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas. Em função disso, é recomendável que o uso seja evitado por grávidas e lactantes.