A pimenta-longa (Piper longum) é também conhecida como pimenta-indiana, pimenta-da-Indonésia, pimenta-longa-javanesa, pippali, dentre outros nomes populares.
Benefícios da pimenta-longa
A Piper longum é uma parente bem próxima da pimenta-do-reino, contudo, possui características distintas, incluindo seu ardor acentuado. É muito conhecida pela sua capacidade de descongestionar e eliminar o muco dos pulmões. A pimenta-longa é responsável por ajudar a aumentar o apetite e limpar o revestimento do intestino. Além disso, proporciona alívio para dores estomacais causadas pela má digestão ou prisão de ventre. Possui capacidade de acelerar o metabolismo, sendo uma boa opção para pessoas que desejam perder peso.
A pimenta-longa é uma pimentas medicinais capazes de tonificar os órgãos reprodutivos e, devido às suas características afrodisíacas, é usado no tratamento de disfunção erétil e ejaculação precoce. Também é usada para o tratamento da tosse. Seus efeitos sedativos ajudam a acalmar e reduzir a ansiedade, sendo útil para o tratamento de pessoas que sofrem com epilepsia e insônia. Além disso, apresenta ótimos resultados no tratamento de feridas na pele e é um ótimo tônico capilar.
Como preparar a pasta de pimenta-longa
A Piper longum pode ser incluída na alimentação diária, quando acrescentada na dieta. É muito comum na Índia e Indonésia, onde essa pimenta é usada como tempero no preparo de diversos pratos. Outra forma de consumi-la é em forma de pasta, conforme a receita a seguir:
Ingredientes
- 100 gramas de pimenta longa em pó.
- 80 gramas de mel natural.
- 100 gramas de manteiga ghee.
Modo de preparo
Basta misturar todos os ingredientes até obter uma massa homogênea e guardar esta mistura em um ambiente fechado. A mistura deve ser consumida em um período de 15 a 20 dias, durante o dia. O uso desta pasta não pode ultrapassar este prazo, por causa da possibilidade de ocorrência de efeitos colaterais.
Contraindicações e efeitos colaterais da pimenta-longa
O uso é contraindicado para mulheres grávidas ou em período de amamentação.
História e curiosidades
A Piper longum é uma planta originária das florestas tropicais da Índia. Cresce em locais quentes e úmidos. Trata-se de um arbusto grande, com folhas verdes e brilhantes que possuem cerca de 3 centímetros de comprimento. Seus frutos são bem pequenos e crescem embutidos em espigas florais e possuem uma tonalidade entre as cores laranja e amarela. A Piper longum faz parte da família Piperaceae.