O neem-indiano (Azadirachta indica) é uma planta medicinal também conhecida como neem, nim, nim-indiano, neem-da-Índia, margosa, árvore-da-vida, nimba, nivarini e sarva roga (sânscrito). A espécie Azadirachta indica era conhecida como Melia azadirachta.
Benefícios do neem-indiano
Os componentes da folha do neem-indiano já demonstram ser eficazes no controle de várias doenças, incluindo o câncer. A planta possui atividade anti-inflamatória, antisséptica, curativa, hipolipidêmica e hepatoprotetora. O efeito hepatoprotetor das folhas do neem foi demonstrado por meio de sua administração como pré-tratamento antes do uso de paracetamol. Efeitos gastroprotetores foram sido observados com o uso de extrato da casca. Estudos utilizando o extrato das folhas em espermatozoides humanos e constataram potente ação espermicida, sendo que aproximadamente 3 mg de extrato são necessários para imobilizar e matar 100% de 1 milhão de espermatozoides em 20 segundos.
Devido as suas propriedade antifúngicas e antibacterianas, o neem-indiano é eficaz no combate à Clostridia, estafilococos e piolhos, além de auxiliar no tratamento da caspa e problemas de pele, incluindo acne, eczemas e psoríase. Na casca é possível encontrar propriedades capazes de inibir o surgimento de úlceras e outros problemas intestinais, além de auxiliar no tratamento das diabetes. Na medicina popular, o banho de erva é usado para catapora, erupções cutâneas e feridas. O suco de folhas é aplicado a febre e eczema. Estudos envolvendo o uso de extrato de folhas do nim em formulações de gel dental mostram redução da placa bacteriana. As folhas têm sido utilizadas no tratamento de gengivites e periodontites. A decocção da casca é aplicada a hemorroidas. O neem-indiano mostrou uma atividade significativa contra uma gama extensiva de microrganismos. Os ramos são usados como escovas de dente prevenir doença de goma, tratar gengivite e prevenir a formação de placa bacteriana.
Proteção contra a malária
O neem-indiano também tem sido descrito como possuindo atividade antimalárica: estudos relatam efeitos do extrato de sementes sobre o crescimento e desenvolvimento do parasita humano da malária Plasmodium falciparum. O efeito anti-plasmodial ocorre também sobre parasitas já resistentes a outras drogas antimaláricas (cloroquina e pirimetamina), sendo ativo não apenas contra as formas do parasita responsáveis pelos aspectos clínicos da doença, mas também contra as formas responsáveis pela transmissão da malária.
Óleo de neem-indiano
O óleo de neem é capaz e auxiliar no tratamento da artrite reumatoide e osteoartrite, vez que alivia dores e inchaços e reduz inflamações. O óleo ainda é usado como condicionador de cabelo. As folhas são usadas em pomadas e sabões para tratar acne, pé-de-atleta e lombriga. O óleo e a seiva da planta são usados em tratamentos de lepra e sarna e também no tratamento da infertilidade. Quando é acrescentado a produtos cosméticos, pode ajudar a preservar tais produtos e beneficiar a pele em geral. A ação antibacteriana do óleo de nim também foi demonstrada in vitro contra bactérias patogênicas por meio da inibição da síntese da membrana celular bacteriana
Contraindicações e efeitos colaterais do neem indiano
O uso é contraindicado para crianças, velhos e pessoas fracas. É considerada uma planta segura e tem uma história longa de utilização, no entanto, o uso interno por muito tempo pode resultar em anemia, fraqueza, perda de apetite e perda de peso.
História e curiosidades
O neem-indiano é nativo da Índia, Paquistão e Birmânia (República de Myanmar), e é usado como um praguicida que mata bactérias e mais de 200 tipos de insetos, inclusive gafanhotos, mosquitos, óbolos e piolhos. O nim também é utilizado como um fungicida para proteger colheitas e suas sementes podem ser usadas como um espermicida. A Azadirachta indica faz parte da família Meliaceae.