A Myrica cerifera é uma planta medicinal também conhecida como arbusto-de-cera, arbusto-de-sebo, árvore-de-cera; mirto-de-cera; bayberry, candleberry, southern bayberry, waxberry e wax myrtle (inglês), dentre outros nomes populares. A Myrica cerifera é um arbusto perene nativo da parte oriental dos Estados Unidos.
Benefícios do mirto-de-cera
O mirto-de-cera estimula a drenagem linfática e encoraja a cura de membranas de muco. É utilizada em infecções em fase inicial, vez que contém myricitrina, composto químico que exibe atividade antibiótica contra uma gama extensiva de bactérias. Suas propriedades antibacterianas e adstringentes a tornam útil para o tratamento de feridas (cataplasma) e hemorroidas. Já seu efeito descongestionante é útil para gripes e resfriados, tosses e sinusite (em forma de pó é usado como rapé para congestão no peito). A casca é mastigada para aliviar dor de dente.
Além disso, é usada para aliviar problemas intestinais, tais como colite e diarreia, dores de cabeça, náuseas, convulsões, paralisia, epilepsia, inflamações e infecções no sistema gastrointestinal. O gargarejo é feito para amenizar dor de garganta. Ducha para leucorreia. Compressas são feitas em varizes. A cera dos frutos é utilizada em sabões, cosméticos e velas. Os frutos costumam ser ingredientes de loções pós-barba e tônicos capilares (na culinária os frutos são usados para temperar carne).
Como consumir o mirto-de-cera?
Há diversas formas de aproveitar todos os benefícios da Myrica cerifera, seja em forma de cápsulas, infusão (chá) ou tintura:
- Cápsulas: você pode ingerir cápsulas com o extrato da Myrica cerifera de 450 mg cerca de seis vezes ao longo do dia, ou de acordo com a recomendação do seu médico ou fabricante do medicamento.
- Chá (infusão): o chá da Myrica cerifera pode ser preparado com as suas cascas secas, desde que não ultrapasse a quantidade de 0,5 gramas por dia.
- Tintura: muito fácil de ser encontrada em lojas especializadas tanto físicas quanto virtuais, a tintura da Myrica cerifera pode ser usada diariamente. As quantidades ideias são de 20 a 40 gotas cerca de 4 vezes por dia.
Composição
Dentre os compostos químicos mais importantes da Myrica cerifera se destacam os triterpenos, como o taraxerol e o myricadiol, flavonoides como a miricitrina, resinas, fenóis e taninos.
Contraindicações e efeitos colaterais do mirto-de-cera
A Myrica cerifera é contraindicada para mulheres que estejam grávidas ou amamentando, assim como também não pode ser usada por crianças e bebês. Grandes doses podem causar hipertensão arterial e retenção de líquidos. Pacientes com insuficiência renal não devem consumi-la.
História e curiosidades
A Myrica cerifera é uma pequena árvore nativa da América do Norte, sendo muito encontra no Texas e na porção leste do país. Também se desenvolve naturalmente em diversas partes da América Central e ilhas do Caribe. O vegetal consegue se adaptar bem em diversos climas, principalmente em zonas úmidas, próximas a rios, córregos. Também pode ser encontrada em florestas. Pode ser considerada uma árvore pequena ou um grande arbusto, já que alcança os 9 metros de altura facilmente.
Suas flores masculinas possuem cerca de 4 estames, enquanto as femininas se desenvolvem em frutas e são revestidas por uma cera. Ambas possuem a coloração amarela. Seu fruto é muito consumido por aves e pequenos mamíferos, eles possuem a cor branca azulada. As raízes da planta possuem nódulos que realizam a fixação do nitrogênio, o que permite que ela cresça em solos pobres de nutrientes com facilidade. O gênero Myrica faz parte da família Myricaceae.