O marupazinho (Eleutherine plicata), é uma planta medicinal também conhecida marupau, palmeirinha, coquinho, marupar, marupá-piranga, marupari, alho-vermelho e red garlic (inglês). Inclui o sinônimo botânico Eleutherine bulbosa. A espécie Eleutherine plicata faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS).
Benefícios do marupazinho
O extrato etanólico do bulbo previamente seco e moído da Eleutherine plicata apresentou resultado positivo para antraquinonas naftoquinonas, esteroides e triterpenos. As análises do extrato etanólico indicaram a presença de quinonas nestas amostras. A avaliação da atividade antimicrobiana do referido extrato e frações com cepas de Candida albicans, Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa demonstrou que o marupazinho inibe o crescimento microbiano e, possivelmente, contém uma maior concentração de constituintes ativos. No mesmo estudo, foram isolados os constituintes químicos isoeleuterol e isoeleuterina.
Chá de marupazinho
O marupazinho é consumido em forma de chá na medicina popular amazônica, sendo também um fitoterápico utilizado no tratamento de amebíase, diarreias, disenterias e hemorroidas. O chá de marupazinho é feito através do bulbo. Seu princípio ativo é a sapogenina esteroidal, que possui propriedades analgésicas . Conforme estudos realizados, o chá de marupazinho também possui ação dilatadora coronária, potencialmente útil no tratamento de doenças cardíacas.
Modo de preparo do chá de marupazinho
Para preparar o chá de marupazinho como medicação caseira, na Amazônia, ferve-se 2 bulbos cortados em pequenos pedaços durante 15 minutos em 500 mL de água e consome uma xícara antes das refeições para tratar a diarreia e amebíase. O extrato também possui propriedades antibacterianas e antifúngicas.
Contraindicações e efeitos colaterais do marupazinho
Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.
Curiosidades
O marupazinho floresce duas vezes por ano, a primeira vez por volta dos meses de março e abril, e pela segunda vez em setembro. A sua flor branca abre a noite e se mantém aberta por 3 (três) horas. A planta é encontrada na América tropical, incluindo os campos secos da Amazônia brasileira. É uma planta com rizomas e bulbos avermelhados, que medem de 20 a 30 cm de altura. Suas folhas são simples, inteiras, plissadas longitudinalmente e suas flores tem uma coloração avermelhada. Os bulbos apresentam escamas parecidas com a cebola, com uma coloração vinho e transpirando látex branco quando cortados. O marupazinho se multiplica facilmente pelos bulbos, tornando-se persistente em diversas áreas a ponto de ser considerada "erva daninha". O gênero Eleutherine faz parte da família Iridaceae.