O maracujá (Passiflora incarnata) é também conhecido também como flor-da-paixão, maracujá-guaçu e maracujá-silvestre. Os maracujás fazem parte da família Passifloraceae.
Benefícios do maracujá
As folhas possuem efeito adstringente e agem como sedativo no tratamento da tensão nervosa, insônia e problemas respiratórios. As harmalas, substâncias presentes na planta, inibem o consumo excessivo e desnecessário de oxigênio pelo cérebro. Acredita-se que estes compostos também são responsáveis por diminuir os níveis de circulação e respiração, reduzindo a pressão arterial. Alguns estudiosos consideram os alcaloides harmina e harmalina, eficazes contra o Mal de Parkinson. Outras espécies de Passiflora contêm componentes que agem contra fungos, leveduras e bactérias.
Os alcaloides presentes no maracujá podem contribuir para uma dilatação da artéria coronária. Para inchaço nos olhos, queimaduras e irritações na pele, são usadas compressas. Para queimaduras e feridas, o suco pode ser aplicado em forma de cataplasma. A Passiflora incarnata faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil. Na culinária, é um excelente ingrediente para pavês, sucos, sorvetes e mousses.
Flor-da-paixão
A Passiflora incarnata também é conhecido como flor-da-paixão, inspirado na paixão de Cristo. De acordo com missionários jesuítas que encontraram essa planta na América do Sul, as cores azul e branca da flor simbolizam a pureza do céu. As pétalas brancas significam os dez apóstolos (menos Pedro e Judas). A coroa correlaciona com a coroa de espinhos e os cinco estames vermelhos representam as cinco feridas. As folhas pontiagudas significam a lança que matou Jesus. Quando a flor é aberta parcialmente, relembra a estrela vista pelos Três Reis Magos.
Chá de Passiflora
O chá de maracujá ou chá de passiflora é muito consumido na medicina popular para aliviar ansiedade, dores de cabeça de origem nervosa e insônia leve. O chá de folhas de passiflora possui efeito adstringente e agem como sedativo para auxiliar em condições de ansiedade, depressão, problemas respiratórios e tensão nervosa. As harmalas, substâncias presentes no chá de maracujá, inibem o consumo excessivo e desnecessário de oxigênio pelo cérebro. Acredita-se que estes compostos também são responsáveis por diminuir os níveis de circulação e respiração, reduzindo a pressão arterial.
Modo de preparo do chá de maracujá
Preparar a infusão (as folhas de maracujá não devem ser fervidas junto a água). Para 150 ml de água: Adicionar 150 ml de água fervente sobre 1 a 2 g das folhas de Maracujá. Aguardar cerca de 5 a 10 minutos. O chá deve ser ingerido até 24 horas após o preparo, não podendo ser reaquecido. A ingestão diária vai depender da finalidade do uso, podendo variar de 1 a 4 xícaras por dia.
Maracujá: calmante natural
O maracujá é considerado um calmante natural que age no sistema nervoso central, aquietando-o, além de possuir outras propriedades medicinais. A composição de flavonoides, alcaloides e saparinas, dentre outras substâncias, muitas vezes são administradas em forma de extratos ou suplementos para o tratamento de doenças que agem no sistema nervoso, incluindo depressão, ansiedade e ataques de pânico.
O maracujá não possui substâncias viciantes e não produz efeitos colaterais associados ao uso de antidepressivos e tranquilizantes. A Passiflora incarnata pode aliviar dores de cabeça causadas devidos à tensão e deixa a pessoa mais tranquila. Também ajuda a curar ressacas ao sanar o desarranjo dos neurotransmissores. Estudos com os fito constituintes responsáveis pelos muito aclamados efeitos ansiolíticos e sedativos de Passiflora incarnata comprovaram a eficácia de sua atividade ansiolítica em doses a partir de de 10mg do extrato.
Contraindicações e efeitos colaterais do maracujá
Doses grandes podem causar sonolência, e dependendo, até náuseas e vômitos. É bom evitar o uso de grandes doses durante a gravidez.