O jatobá (Hymenaea spp), é uma planta medicinal também conhecida como jatobá-verdadeiro, jatobazeiro, jataí, jupati, jutaí, jupati, stinking tree (inglês), dentre outros nomes populares. O gênero inclui 14 espécies, incluindo a Hymenaea courbaril, Hymenaea martiana e a Hymenaea stigonocarpa. O jatobá faz parte da família das Leguminosas (Caesalpiniaceae).
Benefícios e propriedades medicinais do jatobá
O jatobá, além de ser um ótimo adstringente, possui ação antibacteriana capaz de eliminar microrganismos nocivos. Diversos estudos apontam o jatobá como um antioxidante natural que auxilia no combate dos radicais livres, moléculas instáveis que prejudicam o funcionamento do organismo. Outras propriedades incluem ação antiespasmódica, antifúngica, anti-inflamatória, aperiente, balsâmica, descongestionante, diurética, estomáquica, expectorante, fortificante, hepatoprotetora, laxativa, tônica e vermífuga.
O fruto maduro do jatobá possui a casca, polpa e até mesmo as sementes medicinais. A polpa, por exemplo, possui um alto índice de ferro, tornando-a ideal para pessoas que sofram de deficiências alimentares, como anemia. A polpa pode ser consumida em sua forma in natura ou fervida e misturada com açúcar. A mistura, inclusive, é indicada para o tratamento de problemas respiratórios, tais como bronquite e rinite. A casca é consumida popularmente em forma de chá. Neste caso, a bebida tem sido amplamente estudada por conta das suas propriedades que podem ajudar a combater determinados tipos de câncer. A farinha de jatobá é muito popular e pode ser tanto consumida de forma natural, quanto utilizada no preparo de biscoitos, bolos, pães e até mesmo combinada em sucos e vitaminas com outras frutas.
Seiva do Jatobá
A seiva da árvore do jatobá, obtida de maneira semelhante ao látex, também possui propriedades curativas. Para extrair a substância, é feito um furo diretamente do tronco da árvore, de onde o líquido escorre. A seiva é indicada para o tratamento de distúrbios alimentares e problemas pulmonares.
Chá de jatobá
O recomendado é consumir o chá de casca de jatobá cerca de três vezes ao dia.
Ingredientes
- 1 colher de casca de jatobá picado.
- 1 xícara de água quente.
Modo de preparo
- Coloque as cascas na xícara
- Acrescente água quente e tampe o recipiente com um pires por cerca de 5 minutos.
- Depois de morno, coe o líquido e beba.
Contraindicações e efeitos colaterais do jatobá
Não foram relatados efeitos colaterais nas bibliografias consultadas.
Curiosidades
O jatobá é uma árvore de grande porte que pode atingir até 40 metros de altura. O tronco pode medir até quase um metro de diâmetro. Apesar das dimensões espantosas, o crescimento da árvore é bem lento. De origem brasileira, pode ser encontrado em diferentes regiões, sendo mais comum na Amazônia, Mata Atlântica e Pantal. Contudo, também existem ocorrência destas árvores na área de Cerrado e Estados do Paraná e Piauí. O nome popular significar “árvore com frutos duros”. É utilizada há muitos séculos por tribos indígenas em rituais de meditação. Atualmente, o jatobá é considerado um patrimônio sagrado brasileiro.
Outra característica das espécies do gênero diz respeito a madeira, considerada um artigo de luxo devido a raridade, resistência, valor e versatilidade. É muito usada em projetos de arquitetura e decoração. Geralmente, é usada na construção de portas e vigas, além de ser matéria-prima na confecção de tábuas e tacos. Também pode ser usada como material em obras de arte e peças decorativas.