A iuca-mansa (Yucca filamentosa) é uma planta medicinal também conhecida como agulha-de-Adão, iúca, iúca-mansa, iúca-elefante, iúca-sem-espinho, yucca, baioneta-espanhola, planta-sentinela, vela-de-pureza, vela-enfeitada e yucca root (inglês). Dentre as espécies mais populares do gênero, incluem a Yucca filamentosa, Yucca baccata e Yucca glauca. Na culinária tradicional, os talos da flores são cozidos em forma de legume. As flores podem ser comidas em saladas. A fruta também pode ser consumida em sua forma natural ou cozida.
Benefícios da iuca-mansa
A iuca-mansa possui várias propriedades medicinais, destacando seus poderes anti-inflamatórios, antirreumáticos e laxativos. É utilizada para aliviar dores em geral e por pessoas que sofrem de artrite, bursite, gota e reumatismo. O uso para o alivio de dores ocorre devido ao seu teor de saponinas esteroides, que interagem com receptores no corpo, alterando a síntese de prostaglandina, reduzindo assim, a dor e o inchaço. Combinada com uma dieta balanceada, pode ajudar a reduzir a pressão arterial, colesterol alto e triglicérides.
As folhas frescas são objeto de pesquisas para eventual comprovação da ação das mesmas contra tumores e por supostamente ajudarem o corpo na tarefa de melhor filtrar e aproveitar os nutrientes. A raiz é usada em forma de cataplasma em pancadas para aliviar a dor, incluindo os sintomas causados pela osteoartrite, incluindo além da dor, inchaço e rigidez. A mistura da raiz cortada com água é utilizada na fabricação de sabonetes e shampoos biodegradáveis, que por sua vez são utilizadas por pessoas que sofrem de calvície e caspa.
Contraindicações e efeitos colaterais da iuca-mansa
A raiz da iuca-mansa só deve é utilizada seca e a planta deve ser usada moderadamente. As flores da Yucca filamentosa são utilizadas como depósito de ovos por algumas espécies de insetos, principalmente traças, por isso é importante ter cuidado.
História e curiosidades
Yuca é o nome comum para os mais de 40 espécies de plantas do gênero Yucca. Culturalmente, na Flórida, a iuca-mansa foi chamada de "planta-sentinela" durante centenas de anos. Tradicionalmente, essa mandioca era plantada embaixo da janela das mulheres com a intenção de manter os homens distantes, vez que suas folhas afiadas a tornavam uma barreira muito eficaz. As folhas são usadas em forma de fibra na confecção de cordas, tapetes e cestas. A iuca-mansa faz parte da família Agavaceae.