O haritaki (Terminalia chebula) é uma planta medicinal também conhecida groselha-indiana (indian gooseberry), harada, black chebulic, chebulic myrobalan (inglês); abhaya, harao, arura (hindi), dentre outros nomes populares. Nos países ocidentais, como Brasil e Estados Unidos, o pó da haritaki fino é usado principalmente na medicina alternativa, vez que possui algumas propriedades notáveis para melhorar sua saúde e bem-estar. Em sânscrito, a palavra haritaki significa “expelir a doença para fora”. A Terminalia chebula é usada como um tônico usado para aumentar inteligência, intrepidez e sabedoria.
Benefícios e propriedades medicinais do haritaki
O haritaki é um dos ingredientes da Triphala, composto aiurvédico de três frutas elaborado para melhorar a digestão e a saúde do intestino, ao manter o processo natural de limpeza do organismo com suavidade. Na Triphala, o haritaki (Terminalia chebula) é combinado com amla (Emblica officinalis) e baheda (Terminalia belerica). A fórmula proporciona benefícios para pessoas com tendência a ter um trato gastrintestinal preguiçoso devido a um estilo de vida sedentário e ao consumo exagerado de carboidratos, carne vermelha e laticínios.
O haritaki é utilizado no tratamento de uma ampla quantidade de condições de saúde, sendo útil no alivio febre e tosse, cicatrização e cura de feridas (incluindo úlceras), constipação, doenças neurodegenerativas (como o Alzheimer), dor de cabeça e dor de garganta, encolhimento de hemorroidas (quando usadas externamente), inflamações oculares (quando usado como enxaguante no olho). Também é capaz de melhorar a digestão e aumentar a imunidade, problemas dentários como cáries e sangramento de gengivas, problemas de pele como acne e eczema e prevenção e tratamento de cálculos renais (pedras nos rins). Além disso, é útil para controlar e reduzir a taxas de colesterol e níveis de açúcar no sangue.
A fruta é um laxativo que não causa irritação. Na medicina popular, é usada em forma de gargarejo para feridas na boca. O pó pode ser utilizado como pasta de dentes. Em forma de ducha pode tratar leucorreia e vaginite. Compressas para olhos doloridos. É defumado em um tubo de água para aliviar a asma.
Contraindicações e efeitos colaterais da haritaki
O uso é contraindicado sem supervisão médica por gestantes e pacientes diabéticos (vez que a Terminalia chebula reduz os níveis de açúcar no sangue. Em crianças pequenas, o uso deve ser feito sob supervisão médica. O composto Triphala não é recomendado para pessoas que sofrem de exaustão e logo após períodos de jejum. O uso não deve ser feito por pessoas abaixo do peso ideal ou em fase de recuperação de doenças, além de pacientes desidratados. Também é contraindicado o uso por mulheres que acabaram de experimentar uma menstruação pesada e pessoas que consumiram grande quantidade de álcool ou praticaram muita atividade sexual.
História e curiosidades
O haritaki cresce em toda a Ásia, particularmente nas florestas do norte da Índia, onde possui uma longa história de uso medicinal como uma panaceia de saúde e cura natural para uma grande variedade de distúrbios e doenças. A Terminalia chebula é considerada uma sagrada para Shiva e pode ser visualizada na mão do Buda da Medicina (Bhaishajaguru Vaiduryaprabha). A espécie faz parte da família Combretaceae.