A gualtéria (Gaultheria procumbens) é uma planta medicinal também conhecida como chá-montês, waxberry, wintergreen (inglês), dentre outros nomes populares. A gualtéria faz parte da família Ericaceae.
Benefícios e propriedades medicinais da gualtéria
A gualtéria produz um óleo essencial muito usado em função de suas propriedades analgésicas, isso ocorre porque ela contém salicilato de metilo, o mesmo principio ativo que é usado na fabricação da aspirina. Americanos nativos mastigavam folhas para aumentar sua capacidade respiratória enquanto percorriam grandes distâncias ou executavam trabalhos árduos. A gualtéria é aplicada em dores musculares, sendo extremamente eficaz contra dores comuns e inchaços. O óleo essencial é usado para reumatismo, mialgia, entorses e neuralgias.
Um outro uso da planta é em massagens para o combate da celulite e adicionado em pastas de dentes e lavagens bucais para refrescar a respiração. É acrescentada na composição de óleos de massagem, pomada e unguentos para celulite, lumbago, paralisia, reumatismo, ciática e músculos doloridos. A pomada é utilizada para aliviar dores de cabeça. Na culinária, os frutos da gualtéria são usados para fazer tortas. As folhas já foram usadas para fazer cervejas de raízes tradicionais.
Aprenda a preparar o óleo essencial de gualtéria
O óleo essencial de gualtéria é rico em propriedades medicinais. Aprenda a prepará-lo.
Ingredientes
- ½ xícara de óleo de coco.
- ¼ de cera de abelha.
- 2 colheres de gengibre.
- 15 gotas de óleo essencial de gualtéria.
- 15 gotas de óleo essencial de lavanda.
- 1 frasco de vidro a sua escolha.
Modo de preparo
- Coloque o óleo de coco e a cera de abelha dentro do frasco de vidro.
- Encha uma panela grande com cerca de 5 centímetros de água.
- Coloque o frasco dentro da panela e deixe em banho maria.
- Quando a mistura ficar homogênea adicione o gengibre.
- Deixe um pouco a mistura no fogo, até todos os ingredientes se combinarem.
- Desligue o fogo espere a mistura esfriar um pouco.
- Adicione os óleos essenciais e misture bem.
- Separe diversos recipientes, coloque essa mistura e deixe solidificar.
Com esta mistura pronta basta aplicá-la na pele e realizar a massagem da maneira que achar adequada. Não é recomendável a aplicação do óleo concentrado na pele, muito menos a sua ingestão. Não aplique a gualteria sobre a pele com feridas, isso também pode ser prejudicial.
Contraindicações e efeitos colaterais da gualtéria
A gualteria não é indicada para mulheres e grávidas ou em período de lactação, este cuidado é necessário para garantir a saúde da mãe e do bebê. Pessoas com alergia a ácido acetilsalicílico (AAS) devem evitar o uso.
História e curiosidades
O nome de gênero, Gaultheria, foi nomeado pelo Dr. Galtier, um médico de Quebec, província no Canadá, por volta do ano de 1700. Galtier acreditava que teria sido pioneiro ao apresentar a planta para a medicina, contudo, americanos nativos já a usavam medicinalmente. O nome da espécie, procumbens, foi dado em virtude dos talos da gualtéria se arrastarem ao longo do chão. Wintergreen (traduzido como verde-do-inverno), é referência ao fato da espécie apresentar uma cor esverdeada durante o rígido inverno.
A gualtéria era usada como um substituto do chá preto durante a Guerra Revolucionária Americana. As pessoas tinham o costume de mastigar as folhas durante várias semanas para prevenir a perda de dentes. A gualtéria é um arbusto de pequenas proporções que atinge no máximo 15 centímetros de altura. Suas folhas são perenes, possuem a forma elíptica levemente ovalada e medem cerca de 5 centímetros de comprimento por 2 centímetros de largura. Suas flores possuem o formato de um sino de no máximo 5 milímetros de comprimento. Crescem solitárias e possuem a cor branca. O fruto da é uma espécie de baga carnuda que abriga uma cápsula seca cujo diâmetro fica entre 6 e 9 milímetros de diâmetro.