A goma-guar (Cyamopsis tetragonolobus) é uma planta medicinal também conhecida como goma-de-guar, goma-aguar, farinha-de-guar, guar, guar-gum e gum-guar. Inclui o sinônimos botânicos Cyamoposis psoraliodes e Cyamopsis tetragonoloba. A goma guar faz parte da família das Leguminosas (Leguminosae).
Benefícios da goma-guar
A goma-guar é uma fibra solúvel e suas sementes e vagens são utilizadas para abaixar níveis de colesterol, especialmente lipoproteínas de baixa densidade e glicose no sangue. De acordo com a American Heart Association, a fibra solúvel reduz os níveis de colesterol e a incidência de doenças cardíacas. A goma também é capaz de reduzir a quantidade de gordura dos alimentos digeridos e retardar a velocidade da absorção de carboidratos. Também tende a causar um inchaço na área tônica digestiva, causando uma sensação de saciedade, reduzindo assim, o apetite. A goma-guar pode aumentar a viscosidade do alimento no estômago, atrasando o esvaziamento do mesmo. Essa propriedade pode ajudar pessoas a se sentirem saciadas por mais tempo, resultando assim na diminuição da ingestão de alimentos calóricos.
A goma de guar retarda a taxa de absorção e digestão de amido de glucose após as refeições. De acordo com a Diabetic Medicine, foi realizado um estudo duplo cego, duplo placebo e randomizado com pacientes obesos portadores de diabetes tipo 2. Os pacientes foram tratados com 5 gramas de goma-guar (três vezes por dia) e metformina (500 mg três vezes ao dia). Depois de três meses, os pacientes reduziram a glicemia em 17 por cento. A menor taxa de absorção da glicose com o auxílio da goma também resultou na diminuição da pressão arterial, principalmente em pacientes idosos, segundo a edição de julho de 2005 do The Journals of Gerontology.
Contraindicações e efeitos colaterais da goma-guar
De acordo com Sungsoo Cho e Mark L. Dreher, a Organização para a Alimentação e Agricultura da Organização Mundial de Saúde relata que a ingestão moderada de goma-guar apresenta um risco relativamente baixo para causar efeitos adversos. O uso em excesso pode causar gases, náuseas e inchaços intestinais. É utilizada sempre com bastante água. Estudos comprovaram que a goma-guar pode diminuir a necessidade de um diabético por insulina.
História e curiosidades
Nativa da Índia e do Paquistão, a goma-guar é usada na culinária como um engrossador em vários alimentos. É composta polissacarídeo e mucilagem (principalmente água galactomanana solúvel).