A goji berry (Lycium barbarum) é uma fruta utilizada na medicina tradicional chinesa há mais de 6 mil anos, também conhecida em alguns lugares do mundo como wolfberry. Quando cultivada, atinge até 2 metros de altura e sua fruta possui sabor adocicado. A goji berry é uma fruta vermelha nativa das montanhas do Tibete, localizado no norte da China e, recentemente, se tornou popular entre os nutricionistas por ser uma das frutas mais ricas em nutrientes, além de ser responsável por proporcionar uma vida com maior longevidade.
Benefícios e propriedades da goji berry
A fruta da goji é geralmente consumida seca e adicionada à sopas, chás e ervas, e em algumas regiões é adicionada na fabricação de vinhos. Dessa forma, a goji não é utilizada apenas para o tratamento de doenças, mas também é um alimento popular presente diariamente na vida de inúmeras pessoas a fim de promover a saúde em geral, principalmente na China. De acordo com a regulamentação do Departamento de Alimentação e Medicina do Estado da China, a goji berry é um dos 87 ingredientes que podem ser usados tanto como alimento normal e como alimento funcional.
Apesar de ser comumente lembrada por sua atuação no emagrecimento, a goji berry também é benéfica para diversas complicações referentes à saúde humana. Diante disso, a fruta se destaca na sua atuação em doenças como o diabetes, além de demais problemas relacionados ao fígado, rins e coração.
As propriedades antioxidantes da goji berry também possuem capacidade de estimular o sistema imunológico, retardar o envelhecimento, proteger a pele, melhorar a função cerebral e a visão, além de aumentar a expectativa de vida. Também vêm sendo considerada um potencializador sexual natural, aumentando a fertilidade em mulheres e melhorando a função sexual nos homens, fator relacionado à sua capacidade de melhorar a circulação sanguínea.
Benefícios da goji berry para a saúde e longevidade
A goji possui 19 aminoácidos (8 deles o organismo não consegue produzir sem alimentação suplementar), 21 minerais e 22 polissacarídeos que fortalecem o sistema imunológico e previnem contra mutações no DNA, além de substâncias anticancerígenas. A fruta possui 40 vezes mais vitamina C do que a laranja e é a maior fonte de carotenoides, responsáveis por prevenir problemas oftalmológicos e derrames. Os antioxidantes retardam o processo de envelhecimento e o beta sitosterol reduz o aparecimento das celulites e melhora a qualidade da pele e cabelos.
A goji berry ainda é eficiente em dietas de emagrecimento, vez que reduz a absorção celular de açúcar, acelera o metabolismo e consequentemente promove a queima de gordura abdominal, reduzindo a circunferência da cintura. Por possuir essa função, pode ajudar a equilibrar a glicose em indivíduos com diabetes. A goji berry pode ser encontrado em cápsulas e em chás, excelentes opções para quem deseja variar e tornar o consumo mais prático.
O uso da goji berry para emagrecer
A goji berry atua de forma significativa em dietas que visam a perda de peso, em decorrência das suas inúmeras propriedades nutricionais. Muitas pessoas consomem a própria fruta seca, outras a consomem por meio de chás ou sucos. Há também aquelas que adquirem a fruta em pó e acrescentam na alimentação ou usufruem dos benefícios da goji berry em cápsulas.
Propriedades antioxidantes da goji berry
A goji berry é reconhecida por suas propriedades antioxidantes, conhecidas como polifenois, que atuam na proteção das células contra o desenvolvimento do câncer e melhorando a eficácia da quimioterapia, conforme publicado em 2008 no Journal of Agricultural and Food Chemistry. Os antioxidantes são substâncias capazes de retardar o processo de obstrução das artérias, permitindo que o sangue dotado de oxigênio possa ser transportado livremente até os demais órgãos, sem obstáculos.
A fruta da goji berry é dotada de carotenoides antioxidantes, tais como o betacaroteno e a zeaxantina. Além disso, possui cyperone em sua fórmula, um fitonutriente que colabora para o bem estar do coração e para regular a pressão arterial. Também é considerado um grande estimulante, vez que melhora os níveis de energia do corpo e a capacidade de concentração, atuando na redução da fadiga e do estresse, fatores que podem agravar as doenças cardiovasculares se não forem controlados.
Como consumir a goji berry?
O consumo da goji berry deve ser feito, preferencialmente, pela manhã. Uma colher da fruta possui em média 50 calorias, e recomenda-se diariamente o consumo de, no máximo, até três colheres. Seu consumo pode ser realizado em forma de farinha em meio a frutas ou iogurte, cápsulas ou até mesmo a própria fruta do goji, fresca ou seca.
Goji berry para a saúde pele
Para colaborar para uma pele bonita e saudável, o goji berry possui algumas substâncias capazes de fortalecer as células que a compõem, vez que é considerado um antioxidante natural composto principalmente de ferro e vitaminas A e C. Através desses componentes, a goji berry atua na proteção das células que compõem a epiderme, proteção está, essencial para promover a saúde da pele. Estudos apontam, ainda, que o consumo do suco de goji berry é capaz de atuar na proteção contra danos causados pela radiação UV.
Vitamina A
A vitamina A atua na proteção do organismo aos danos dos radicais livres, responsáveis pela aceleração do processo de envelhecimento e que ocasionalmente podem levar à morte celular. Dessa forma, a principal função desempenhada pela vitamina A é a de manter as membranas mucosas das células saudáveis, além de colaborar em sua reprodução.
Vitamina C
A vitamina C também é um antioxidante natural, conhecido por retardar o processo de envelhecimento e defender o organismo da atuação dos radicais livres. Neste sentido, a vitamina C possui função semelhante a da vitamina A, exceto pelo fato de que promove a produção natural do colágeno, responsável por tornar a pele, cartilagens, tendões e vasos sanguíneos saudáveis. Além disso, a vitamina C contribui para a cicatrização da pele. Estima-se que uma porção de ¼ de xícara do goji berry seco possui cerca de 30% do valor ideal diário de vitamina C para um indivíduo adulto.
Contraindicações e efeitos colaterais
Apesar de trazer vários benefícios para a saúde, a goji berry possui alguns efeitos colaterais se consumidos em excesso. Casos de reações alérgicas foram registrados, caracterizadas por falta de ar, urticária, coceira na boca ou orelhas, axilas, erupções cutâneas, anafilaxia e rinite. A goji pode interagir com outros medicamentos e substâncias. Foram apontados os medicamentos aspirina, heparina, ibuprofeno e naproxeno.
A goji também pode reagir com antibióticos, antivirais, antifúngicos, medicamentos antidepressivos, medicamentos para baixar o colesterol e medicamento relacionados ao tratamento do coração. Desta forma, nos casos em que indivíduos estão em tratamento a partir do uso de medicamentos químicos, torna-se essencial consultar o médico antes de consumir a goji berry a fim de evitar quaisquer complicações e efeitos colaterais indesejados.