O ginseng-canadense (Hydrastis canadensis) é uma planta medicinal também conhecida como framboesa-de-chão, hidraste, pintura-indiana (indian paint), raiz-amarela, raiz-de-icterícia (jaundice root), raiz-laranja (orangeroot) e goldenseal (inglês). A goldenseal é uma planta nativa da América do Norte, sendo encontrada nos Estados Unidos e Canadá.
Benefícios do ginseng-canadense
O ginseng-canadense é indicad para diversos problemas de saúde e mostrou atividade contra candidíase, clamídia, cólera, difteria, Escherichia coli, estafilococo áureo, estreptococo, giardíase, pneumonia, salmonela, tricomoníase e outros agentes nocivos. Além disso, melhora a digestão, vez que seu gosto amargo o que estimula a produção de bile. Regulariza a produção, metabolismo e eliminação do pigmento biliar, razão pela qual também é conhecida como raiz-de-icterícia, condição de saúde que deixa a pele e as membranas mucosas e nos olhos com a cor amarelada.
O ginseng-canadense possui berberina, substância conhecida por suas propriedades contra a diarreia e disenteria. A berberina consegue matar as bactérias causadoras da diarreia e ajuda a eliminar diversos outros tipos de germes. Alguns estudos estão sendo realizados para verificar o seu potencial no tratamento de infecções que causam o câncer. O ginseng também é um conhecido antibiótico natural, estudos confirmam a sua capacidade de aumentar a produção de glóbulos brancos, responsáveis pela prevenção e tratamento de diversas infecções. Também diminui os níveis de colesterol e aumenta o fluxo sanguíneo, beneficiando a saúde do coração.
A lavagem é usada para acne, pé-de-atleta, sumagre venenoso, eczema, impetigo e lombriga. Gargarejo para feridas na boca e dores de garganta. O pó pode ser aplicado a lesões de herpes. Colírio para conjuntivite e inflamação córnea. Gotas (misturado com azeite de oliva) para infecções de ouvido. Ducha para leucorreia, candidíase e Trichomonas vaginalis. Inalação para congestão nasal e pólipos nasais. A goldenseal era muito utilizada por nativos americanos como pintura facial e como uma aplicação para feridas.
Composição
O ginseng-canadense é composto de alcaloides, flavonoides, resina, albumina, goma, ácido clorogênico, cromo, cálcio, manganês, potássio e ácidos gordurosos não saturados. Além disso, possui substâncias especiais como a berberina, hidrastina e canadine, responsáveis por grande parte das propriedades medicinais.
Como preparar o ginseng-canadense
No Brasil, o ginseng-canadense é encontrado em cápsulas e tinturas. Veja qual a dosagem correta de cada uma dessas formas:
- Cápsulas: recomendado que seja consumido de 4 a 6 gramas por dia.
- Tintura: diluir 40 gotas em um copo de água ou suco. Devem ser tomados cerca de 3 copos por dia.
Contraindicações e efeitos colaterais do ginseng-canadense
A Hydrastis canadensis não é indicada para mulheres grávidas ou lactantes. Também é contraindicada para pacientes hipertensos e diabéticos (aumenta a taxa de açúcar no sangue). O uso em excesso pode reduzir a assimilação da vitamina B pelo organismo. Raramente pode apresentar efeitos colaterais como diarreia, náuseas ou vômitos.
História e curiosidades
A goldenseal cresce em solos ricos em húmus e sombrios e possui hastes com pequenos pelos, com cerca de sete folhas cada, que por sua vez, são dentadas e lobuladas. Suas flores são brancas flores brancas os frutos são vermelhos e parecidos com a framboesa. A raiz possui a cor amarelo brilhante. A Hydrastis canadensis faz parte da família Ranunculaceae.