O ginseng-brasileiro (Pfaffia paniculata) é uma planta medicinal brasileira também conhecida como ginseng-do-Brasil, ginseng-da-Amazônia ginseng-amazônico, cenoura-brasileira, corango, para-todo, pfafia, sempre viva, suma, brazilian ginseng (inglês), dentre outros nomes populares. O ginseng-brasileiro faz parte da família Amarantheaceae.
Benefícios do ginseng-brasileiro
O ginseng brasileiro é considerado um adaptógeno, ou seja, é capaz de aumentar a resistência do corpo humano em relação a diversas influências ambientais, além disso consegue restaurar o organismo para que volte funcionar normalmente. Pode ser consumida para estimular o apetite, aumentar a produção de estrogênio, equilibrar o açúcar no sangue, fortalecer o sistema imunológico, aumentar a tonificação muscular e restaurar a vitalidade do corpo após doenças. O ginseng-brasileiro possui ação analgésica e anti-inflamatória, sendo útil em casos de artrite.
Ademais, o ginseng-brasileiro é um grande aliado no tratamento da impotência, distúrbios hormonais e sintomas da síndrome pré-menstrual. Outros benefícios são as suas ações no combate da diabetes a regularização da pressão alta, melhora da memória (podendo ser consumido como um tônico). Também é indicado para o alívio do cansaço, a fadiga crônica e dores causadas pela artrite.
Atividades antioxidantes
O ginseng-brasileiro possui saponinas, substâncias responsáveis pela redução do colesterol, diminuição da velocidade do crescimento de células cancerígenas e que ainda possuem ação antibacteriana e antifúngica. A raiz do ginseng-brasileiro ajuda a combater o vírus responsável pela doença de Epstein-Barr, condição mais conhecida como sendo a causa da mononucleose infecciosa (febre glandular).
Além disso, possui a capacidade de oxigenar as células e devido ao seu alto teor de ferro é muito indicado para o combate da anemia. Uma pesquisa realizada no Japão demonstrou inclusive que a Pfaffia paniculata inibe alguns tipos de células cancerosas. Está associada com determinadas formas de câncer, como o linfoma de Hodgkin, linfoma de Burkitt, carcinoma de nasofaringe e condições associadas com o vírus da imunodeficiência humana (HIV). Há evidências de que a infecção com o vírus está associado com um maior risco de certas doenças autoimunes.
Como preparar o chá de ginseng-brasileiro
O chá de ginseng-brasileiro é altamente nutritivo. A maneira mais fácil de aproveitar as suas propriedades é através do preparo do seu chá. Confira um passo a passo simples para você fazer a sua infusão em casa.
Ingredientes
- 2 colheres de ginseng-brasileiro rasurado (é a forma mais fácil de encontrar esta planta disponível no mercado).
- 1 litro de água filtrada.
Modo de preparo
- Coloque os dois ingredientes em uma panela e leve ao fogo.
- Após entrar em ebulição espere cerca de 4 minutos para desligar o fogo.
- Retire a mistura do fogo e tampe.
- Deixe repousar por cerca de 10 minutos.
- Coe e seu chá estará pronto para consumo.
A mistura deve ser ingerida de 2 a 3 vezes ao longo do dia.
Contraindicações e efeitos colaterais do ginseng-brasileiro
Quando consumido em excesso, pode causar sintomas negativos à saúde, tais como como pressão alta, diarreia, nervosismo, erupções na pele e insônia. Mulheres gestantes e lactantes devem consultar o seu médico antes de usar ginseng-brasileiro.
História e curiosidades
No Brasil, principalmente na região Norte (Amazônia), o ginseng-brasileiro é uma tradição entre herboristas, xamãs e médicos. Nativa da região amazônica, a Pfaffia paniculata pode ser encontrada no Brasil, Panamá, Paraguai, Venezuela e Peru. Trata-se de um pequeno arbusto que atinge cerca de 1 e 1,5 metros em sua fase adulta. Dos seus ramos nodosos crescem folhas opostas, simples e inteiras. A parte subterrânea desta planta é tuberosa e suas flores são bem pequenas.