A gardênia (Gardenia jasminoides) é uma planta medicinal também conhecida como flor-da-felicidade e jasmim-do-cabo. Compreende a espécie Gardenia florida. Em sua forma de chá, ao contrário de pílulas ou tinturas, pode ser a melhor maneira de tratar certos distúrbios, segundo Xu Dachun, médico chinês do século XVIII.
Benefícios e propriedades medicinais da gardênia
O chá de gardênia pode ser usado para transtornos de deficiência de yin, que incluem sintomas como agitação, irritabilidade e sensações de aperto no tórax. Também é usada em fórmulas para tratar ansiedade e insônia. Tais sintomas também estão associados com a menopausa. Neste caso, mulher conseguem aliviar sintomas relacionados, incluindo depressão, dores de cabeça e tonturas. A crocetina, um composto carotenoide ativo da Gardenia jasminoides, contribui para melhorar a qualidade do sono, sem causar efeitos colaterais.
A gardênia ainda é frequentemente usada em fórmulas com outras ervas chinesas para tratar infecções da bexiga e disfunção urinária dolorosa resultante da síndrome do calor úmido, que perturba a função da bexiga, de acordo com o Instituto de Medicina Tradicional da China. No fruto da gardênia se concentram as propriedades medicinais, enquanto nas flores estão as propriedades aromáticas.
O uso refresca o corpo, escoa a umidade e esfria o sangue, estancando sangramentos. Na medicina popular, é utilizada em forma de cataplasma para abscessos, contusões e deslocamentos, hematomas e inchaços. Outros indicações da gardênia são para o tratamento de estresse, icterícia, infecções, tensão nervosa, tumores, dentre outras condições de saúde.
Óleo essencial de gardênia
O óleo da gardênia possui aroma floral doce, sendo extraído pelo processo de enfleurage (enfileiramento, em tradução literal), processo que utiliza gorduras inodoras sólidas à temperatura ambiente para capturar os compostos perfumados exsudados pelas plantas. O processo pode ser feito à frio ou quente. Isso ocorre devido à delicadeza da flor. As pétalas perfumadas são encharcadas em gordura.
O óleo essencial de gardênia é um líquido concentrado hidrófobo muito importante na aromaterapia, vez que é utilizado externamente em muitos sistemas de cura, além de ser facilmente combinado com muitos tipos diferentes de compostos aromáticos. Tais compostos ajudam a curar várias distúrbios e doenças. O óleo essencial também é um ingrediente usado na composição de perfumes.
Contraindicações e efeitos colaterais da gardênia
O uso pode reduzir a pressão arterial e, como resultado, pode interagir com anestesias e medicamentos para a pressão arterial. O uso também é contraindicado quando o paciente tem fezes soltas ou perda de apetite. A goma da fruta contém os constituintes ativos da planta. A dose recomendada é de 3 a 12 g por dia.
História e curiosidades
A Gardenia jasminoides é nativa do sul da China e no Japão. A gardênia é usada há séculos de forma anedótica (evidência informal na forma de conto, episódio), mas não há muitas pesquisas científicas ratificando sua eficácia. As gardênias fazem parte da família Rubiaceae.