A sucupira-branca (Pterodon pubescens Benth) é uma árvore nativa do Brasil, distribuída pela região central (principalmente nos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo). As sementes de sucupira são usadas na medicina popular em forma de chá e em infusões de vinho para tratar doenças inflamatórias e reumáticas, incluindo artrite, artrose, bursite, osteoporose e reumatismo, beneficiando assim, a saúde das articulações. Atualmente, o extrato de sucupira em forma hidroalcoólica é uma opção viável no mercado.
Benefícios do extrato de sucupira-branca
A artrite reumatoide é uma doença autoimune crônica onde o sistema imunológico também ataca os tecidos do próprio corpo, especificamente a membrana sinovial, uma fina película que reveste as articulações. Um estudo experimental com o extrato de sucupira (Pteridon pubescens) demonstrou que os efeitos decorrentes do uso da sucupira-branca podem significar o isolamento de novos compostos para o tratamento da artrite reumatoide e outras doenças inflamatórias crônicas e autoimunes. Estudos toxicológicos com o extrato etanólico (óleo) das sementes de sucupira não demonstraram mutagenicidade ou toxicidade.
Resultados científicos
Apesar da eficácia dos medicamentos imunossupressores, ainda é importante a pesquisa de novas alternativas e estratégias antirreumáticas, com o objetivo de evitar os efeitos colaterais do tratamento tradicional, que em algumas pessoas, leva a interrupção do tratamento. O efeito antiartrítico do extrato hidroalcoólico das sementes de sucupira-branca foi demonstrado experimentalmente utilizando a artrite induzida por colágeno (CIA). Os efeitos colaterais tóxicos agudos não foram observados em análises em ratos. Outras análises demonstraram efeitos anti-inflamatórios e antinociceptivos (capacidade de perceber a dor) do extrato etanólico das sementes.¹
Óleo de sucupira
O óleo de sucupira há muito tempo é utilizado medicinalmente, com função principal de evitar dores decorrentes de inflamações nas articulações como é o caso da artrite, artrose e reumatismo. O óleo de sucupira possui importantes propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, auxiliando no tratamento de dores e inflamações no corpo. A solução é apontada como uma aliada de pessoas que tendem a ter ossos mais fragilizados com o passar dos anos, principalmente idosos, vez que fortalece e deixa os ossos mais resistentes, evitando assim, a osteoporose. O também pode aliviar o mal-estar causado pelo tratamento de quimioterapia. Neste casos, os pacientes que normalmente têm enjoos e náuseas após as sessões, podem utilizar o óleo de sucupira como um recurso na tentativa de amenizar os incômodos causados pelo tratamento.
Ação antioxidante e anti-inflamatória da sucupira-branca
Outro estudo, também realizado com cobaias, concluiu que o extrato de sucupira bruto foi efetivo contra o estresse oxidativo e nitrosativo induzido pelo exercício físico agudo. O extrato de sucupira aboliu a maioria dos processos oxidativos, proporcionando assim um a ação antioxidante e anti-inflamatória contra o exercício agudo.
Conclusão
Apesar do papel bem documentado de proteção de substâncias vegetais antioxidantes e sua capacidade de proteger contra os efeitos nocivos da oxidação, a maioria dos estudos tem analisado o efeito antioxidante de apenas uma classe de compostos ou de um composto isolado, principalmente in vitro. Este estudo demonstrou que o extrato de sucupira possui ação anti-inflamatória e antioxidante após a realização de exercícios, o que pode confirmar os efeitos do extrato para o tratamento de artrite, osteoartrite, reumatismo, além da inibição da dor.²