A erva-dos-gatos (Nepeta cataria) é também conhecida como erva-de-gato, erva-gateira, gataria, menta-de-gato, catnip (inglês), dentre outros nomes populares. A erva-dos-gatos foi nomeada assim devido a atração que gatos têm por interagir com a erva, que parece afetá-los como afrodisíaco e eufórico. Seu cheiro é semelhante aos feromônios que os gatos produzem.
Benefícios da erva-dos-gatos
A fama da Nepeta cataria é oriunda principalmente dos efeitos que ela apresenta sobre os gatos, que por sua vez sentem muito prazer ao entrar em contato com as folhas. Além disso, a erva não possui contraindicações para os felinos e ainda lhes proporcionam bem-estar. A parte mais usada da planta são suas folhas frescas ou secas para preparo do chá de erva-dos-gatos, que além de pertencer à mesma família da hortelã-pimenta, é rico em propriedades medicinais e pode ser consumida de diversas formas.
A nepetalactona é uma substância presente na gataria que causas efeitos positivos tanto em gatos quanto em seres humanos, incluindo relaxamento, alivio de espasmos e tensões musculares (nesse último caso deve ser usada na forma de banho medicinal). Compressas quentes com a erva-dos-gatos aliviam dores causadas por contusões musculares. Seu chá também é bom para aliviar cólicas menstruais, eliminação de catarro, dores de cabeças e prisão de ventre. Em forma de pomada, é um ótimo remédio caseiro para hemorroidas. Fresca, é ótima para aliviar dores de cabeça ou de dente quando tem suas folhas mastigadas. Outras indicações de uso incluem o combate de alergias, sarampo, diarreia, dismenorreia, bronquite, urticárias, ansiedade, artrite, insônia, soluço, febre, reumatismo.
Como utilizar a erva dos gatos
A gataria pode ser utilizada de diversas formas diferentes, sendo extremamente versátil em suas aplicações.
Chá de erva-dos-gatos
É necessário 5 gramas de gataria seca e desidratada e 200 ml de água. Ferva a água e acrescente as folhas da planta. Deixe ferver por cerca de 5 minutos, desligue e abafe. Espere cerce de 10 minutos para consumir o chá. Coe antes de consumir. Antes de ser um chá muito popular no oeste da China, a gataria era consumida como uma bebida comum.
Distração para gatos
Coloque as folhas secas dentro dos brinquedos do seu gato. Dessa forma, você garante a diversão dele por tempo indeterminado. O cheiro repele vários outros animais. Você também pode plantar a erva em seu jardim.
Pomada
Uma ótima forma de combater as hemorroidas, Para fazer uma pomada com gataria você precisa de 500 gramas de gordura, como vaselina, óleo de coco e azeite, 3 colheres de cera de abelha, 20% do volume em gataria.
Pique as plantas e misture com a gordura no fogo brando, quando ferver mantenha o recipiente fechado. Após terminar o cozimento, retire do fogo, coe as ervas e misture com a cera. Realize a filtragem da massa e após isso a pomada está pronta.
Tempero
Basta usar as folhas frescas da erva-de-gato para colocar um sabor especial aos seus pratos. Você pode usar cozinhar ou assar a erva junto com diversos tipos de carnes. As folhas são esfregadas na carne, antes de cozinhar, como um condimento.
Contraindicações e efeitos colaterais da erva-dos-gatos
A erva-de-gato não pode ser usada por gestantes, crianças ou mulheres amamentando. Sua raiz é tóxica. Apenas as folhas são usada medicinalmente.
História e curiosidades
A erva-dos-gatos faz parte da família Lamiaceae. O nome de gênero, Nepeta se refere à Nepeti, cidade romana onde a erva era cultivada. Originária da Europa, a Nepeta cataria também é encontrada na Ásia Central e América do Norte, desde que seja uma área de região temperada (clima perfeito para o desenvolvimento do vegetal). Classificada como uma planta herbácea, pode atingir até 90cm de altura e suas flores aparecem no verão ou início do outono e possuem a cor branca ou roxa.