A zedoária (Curcuma zedoaria) é uma planta medicinal também conhecida como raiz-de-zedoária, zeadoaria (espanhol), zedoary (inglês), turmérico-branco (white turmeric), dentre outros nomes populares. A zedoária faz parte da família Zingiberaceae, a mesma do gengibre.
Benefícios e propriedades da zedoária
Atualmente, a Curcuma zedoaria é alvo de pesquisas que investigam seu potencial para o tratamento de câncer cervical e sua habilidade de aumentar a efetividade da quimioterapia e radioterapia. Pesquisadores chineses analisaram as propriedades antitumoral, genotoxicidade e capacidade de inibir a mutação dos polissacarídeos do turmérico. O estudo sugeriu fortemente que uma fração de polissacarídeos presentes na zedoária foi capaz de diminuir o tamanho do tumor nos animais e prevenir a mutação cromossômica.
Na Índia, a planta é misturada com canela, mel e pimenta e administrada aos aos bebês e doentes para o tratamento de resfriados. A zedoária é útil em casos de cólicas flatulentas e debilidade de órgãos digestivos (também atua como tônico digestivo). As raízes frescas mascadas aliviam o mau hálito. De maneira externa, as suas raízes são indicadas para a limpeza de feridas, tratamento de úlceras e outros distúrbios que possam prejudicar a pele. Possui o mesmo uso do gengibre, contudo, possui gosto mais amargo.
Chá de zedoária
A receita do chá de zedoária bem simples. O chá deve ser consumida de 1 a 2 vezes por dia para alcançar os efeitos desejados.
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de Curcuma zedoaria seca.
- 1 litro de água filtrada
Modo de preparo
- Coloque a água em uma chaleira e leve ao fogo.
- Espere ferver.
- Quando a água entrar em ebulição e desligue o fogo.
- Acrescente a zedoária.
- Aguarde 10 minutos.
- Coe e o chá estará pronto para consumo.
Contraindicações e efeitos colaterais da zedoária
Não pode ser ingerida por gestante, lactantes ou crianças muito pequenas. O uso excessivo da zedoária pode irritar a mucosa que reveste a parede estomacal, causando diversos problemas como úlceras, diarreia, vômito e mal estar. Ao fazer uso externo da planta é indicado evitar a exposição solar, vez que há uma pequena possibilidade de causar fotos sensibilidade em pessoas mais sensíveis.
História e curiosidades
A Curcuma zedoria é nativa das regiões sul e sudoeste da Ásia. Trata-se de uma planta herbácea rizomatosa, inclusive os seus rizomas são grossos, aromáticos e crescem paralelos ao solo. As folhas crescem em tufos e são sustentadas por pecíolos que se originam nos rizomas subterrâneos. Além disso, são bem grandes, possuem o formato oval e estrutura central colorida, que pode apresentar as cores marrom, vermelho ou vinho.
As inflorescências são eretas, curtas e crescem em formatos de espigas, possuem brácteas coloridas em um incrível tom degradê, que vai do verde até o roxo, de baixo para cima. As flores surgem entre elas e possuem a cor amarela. Os frutos possuem o formato de cápsula, são ovoides e lisos e abrigam as sementes do vegetal, que por sua vez possuem o formato elíptico. Antigamente a espécie era conhecida como Curcuma xanthorrhiza.