A copaíba é uma planta medicinal também conhecida como copaíba-verdadeira, copaíva, bálsamo-da-Amazônia, bálsamo-dos-jesuítas, copal, copaúba, copaibeira-de-Minas, copaipera, mal-dos-sete-dias, pau-de-óleo, aceite de palo (espanhol) e cupayba (tupi). A Copaifera spp. inclui as espécies Copaifera officinalis, Copaifera jacquinii, Copaifera langsdorfii e Copaifera reticulata. O óleo de copaíba é tradicionalmente utilizado no tratamento de cerca de 50 tipos de doenças, incluindo várias condições de pele.
Óleo de copaíba
Inicialmente, o óleo de copaíba foi aplicado para tratar doenças de pele e picadas de insetos, contudo, estudos mais aprofundados descobriram diversas outras aplicações, incluindo propriedades cicatrizantes e hidratantes. O óleo da copaíba possui ácido caurenóico e cariofileno, duas substâncias com ação antibiótica e anti-inflamatória. A ação antisséptica combinada com a ação cicatrizante faz com que o óleo de copaíba possa ser aplicado em feridas externas, tais como feridas na pele, lesões da doença psoríase e cicatrizes, inclusive oriundas de cirurgias plásticas.
Externamente, trata problemas de pele, tais como acnes, dermatites, eczema, herpes, feridas, frieiras, furúnculos, picadas de inseto, psoríase, sífilis e urticárias, além de beneficiar pacientes com artrite. O óleo de copaíba possui alto teor de ácidos graxos essenciais, sendo capaz de regenerar o colágeno, proporcionando hidratação e rejuvenescendo a pele, além de combater celulites e estrias.
Ação hidratante
O óleo de copaíba é também um dos mais utilizados na indústria cosmética, sendo ingrediente em sabonetes, cremes, óleos de massagem e shampoos, proporcionando brilho e hidratação para a pele e os cabelos. A ação hidratante e auxilia no rejuvenescimento da pele ao ser adicionada algumas gotas ao creme facial diário. Além disso, hidratar a pele com o composto ameniza e previne o aparecimento de celulites e estrias. As propriedades antibacterianas podem ajudar a fortalecer o sistema imunitário, permitindo criar na pele uma espécie de escudo contra infeções.
Nos cabelos, combate a oleosidade, previne e reduz a queda de cabelo, além de proporcionar maciez aos fios, promovendo a saúde do couro cabeludo. Ainda trata caspa, micoses e combate piolhos. Age como como um antimicrobiano, antisséptico e desinfetante para usos externos e internos em infecções bacterianas e úlceras no estômago. Vários shampoos naturais produzidos à base de copaíba são eficazes no combate à caspa.
Benefícios da copaíba
A copaíba, dentre todas as plantas, é a maior fonte de cariofileno. Seus hidrocarbonetos contém terpenos, incluindo pineno (aguarrás). O óleo de copaíba contém uma quantidade significativa de ácido caurenóico, que demonstrou ter efeitos anti-inflamatórios, antimicrobianos, citotóxicos, diuréticos e relaxantes musculares. Muitas de suas propriedades são atribuídas a ação do ácido caurenóico e cariofileno. Testes de laboratório demostraram que a resina do copaíba age reduzindo a permeabilidade das paredes capilares para a histamina, substância química responsável pelo inchaço doloroso em todas estas condições. O óleo volátil é antimicrobiano e previne infecções secundárias no eczema, herpes e psoríase.
A planta é usada topicamente para aliviar inflamações e ajudar a curar dermatites, eczemas, erupções cutâneas, feridas, pé-de-atleta e psoríase, além de ajudar a restaurar a pele danificada e curar pequenas cicatrizes. No caso da psoríase, é capaz de auxiliar na melhora dos sintomas aparentes. O bálsamo de copaíba é muito benéfico para bronquite, catarro, resfriados, tosse e outros problemas respiratórios. É um bom remédio natural para reduzir a bronquite crônica e o catarro, vez que age como antisséptico e auxilia na expectoração. Também é recomendada no tratamento natural de cistite crônica, diarreia, gonorreia, leucorreia e hemorroidas.
Contraindicações e efeitos colaterais da copaíba
O óleo de copaíba é usado externamente, enquanto a tintura é geralmente usada internamente. Doses altas da planta podem ser tóxicas.
História e curiosidades
A árvore de copaíba é uma planta típica da floresta tropical Amazônica, especialmente no Brasil, na Colômbia e na Venezuela. Pode alcançar mais de 30 metros de altura. Possui flores pequenas, com cachos brancos e frutas contendo uma única semente. A Copaifera spp faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS). As copaíbas fazem parte da família das Leguminosas.