A prisão de ventre é uma condição comum para a maior das pessoas. Trata-se de um incômodo no sistema digestivo que pode ser controlado ou evitado de acordo com a dieta. Alguns alimentos auxiliam a curar e até mesmo prevenir a prisão de ventre e podem ser consumidos na alimentação diária.
O que é a prisão de ventre (constipação)?
A prisão de ventre é uma condição causada principalmente pelo consumo excessivo de açúcares, alimentos industrializados e gorduras ruins. Também é comum em pessoas sedentárias ou que fazem uso regular de alguns tipos de medicamentos, incluindo antidepressivos. Além de causar desconforto, a prisão de ventre pode ser responsável por alterações no humor, gases intestinais, indisposição, queda de cabelo, além de deixar unhas quebradiças e cabelos danificados. Em alguns casos mais graves, pode ser necessário consultar um médico. O período normal de tempo entre os movimentos intestinais varia muito de pessoa para pessoa.
Algumas pessoas sentem necessidades até três vezes ao dia, enquanto outras têm apenas algumas vezes por semana. Dentre os sintomas mais comuns da constipação, estão incluídos dificuldades para evacuar, fezes duras ou pequenas, inchaço abdominal e poucos movimentos intestinais. A intervenção médica é necessária em caso de sintomas mais graves, incluindo duração da prisão de ventre por mais de duas semanas, dores fortes com movimentos intestinais, mudanças drásticas na consistência, forma e tamanho das vezes, surgimento de sangue junto com a evacuação, dentre outros sintomas.
Chás capazes de combater a prisão de ventre
Combinar da melhor forma os alimentos indicados para combater a prisão de ventre pode significar uma melhora do organismo e uma vida mais saudável. A prisão de ventre também pode ser combatida com o uso de chás que possuem atribuições específicas.
Chá de ameixa
O chá de ameixa possui propriedades laxativas naturais. Isso ocorre porque esta fruta possui uma grande quantidade de fibras solúveis que absorvem bastante água e aceleram o intestino.
Chá de beterraba
O chá preparado a partir da raiz da beterraba é rica em fibras solúveis e insolúveis, que ajudam no bom funcionamento do sistema digestivo. Devido aos elevados níveis de fibra, a raiz é utilizada para o tratamento da constipação intestinal.
Chá de camomila: excelente opção para acalmar o intestino em casos de prisão de ventre
O chá de camomila (Matricaria recutita) relaxa a musculatura, causando alívio das cólicas e dores de barriga.
Chá de cáscara-sagrada
A cáscara-sagrada (Rhamnus purshiana) estimula secreções tônico-digestivas, além de ser o principal ingrediente de vários laxantes naturais, sendo inclusive considerada a mais eficaz das ervas para a limpeza do cólon. É um laxante suave que atua principalmente no intestino grosso. É considerada adequada para pessoas com saúde mais frágil e idosos e pode trazer benefícios no tratamento da constipação intestinal crônica.
Chá de erva-cidreira
O popular chá de erva-cidreira possui ações antiespasmódicas que agem contra a formação de gases e facilitam a evacuação das fezes.
Chá de hibisco
O chá de hibisco (Hibiscus sabdariffa) alivia cólicas intestinais, combate a prisão de ventre e auxilia no processo de digestão.
Chá de sene - um dos principais para aliviar prisão de ventre
O chá de sene (Cassia angustifolia) e o extrato da folha são usados em casos de constipação aguda e crônica, vez que pequenas quantidades conseguem aliviar a sensação de desconforto rapidamente. Combinado com outras ervas com propriedades catárticas (que aceleram a defecação), dietas com a ingestão de muitas fibras, ingestão de líquidos e uma rotina de exercícios físicos, pode significar uma melhora significativa ou até mesmo cura para pessoas que sofrem com constipação. Também aumenta a motilidade e o transporte de fluido intestinal.
BÔNUS - Alimentos importantes para combater a prisão de ventre
Abóbora
A abóbora é composta de ferro, fibras, potássio e zinco. É considerado um alimento capaz de auxiliar o intestino a funcionar de forma correta e regular.
Café
Uma xícara de café logo pela manhã é capaz de oferecer mais disposição e facilitar o funcionamento do intestino. Isso acontece por causa das substâncias químicas presentes na composição do café.
Iogurte
Iogurtes são bebidas capazes de auxiliar a flora intestinal e melhorar o funcionamento de todo o sistema digestivo. Vários tipos de iogurte ajudam na formação das bactérias e regularização do funcionamento do intestino.
Linhaça
A semente de linhaça é muito conhecida e utilizada em dietas de emagrecimento. Contudo, a linhaça possui inúmeros outros benefícios, incluindo a rica quantidade de fibras em sua composição que agem aumentando o bolo fecal e realizando a limpeza da região.
Mamão
O mamão é uma das frutas mais eficazes no tratamento de problemas digestivos, incluindo a prisão de ventre. A fruta é rica em betacaroteno, sais minerais e fibras que auxiliam no funcionamento do intestino. Além disso, o mamão possui propriedades calmantes ótimas para pessoas que possuem o estômago sensível. O mamão não é comumente consumido em forma de chá, mas sim na forma de suco.
Psyllium
O psyllium é uma fibra solúvel usado principalmente como um laxante em vários medicamentos tradicionais e naturais e pode ajudar a diminuir o colesterol, aliviar a prisão de ventre e diarreia, além de poder ser usado para tratar a síndroma do intestino irritável, hemorroidas e outros problemas intestinais.
Soja
A soja é uma boa fonte de glutamina, um aminoácido capaz de recuperar o epitélio do intestino. Além disso, a soja faz muito bem para a saúde geral, vez que é rica em proteínas, vitaminas e minerais.