Muitas pessoas enfrentam problemas com a digestão de alimentos. O desconforto causado por este tipo de acontecimento é bem incômodo e pode se manifestar de diversas formas diferentes. Contudo, alguns chás são bons para digestão e podem diminuir ou até mesmo sanar os desconfortos no sistema digestivo. Conheça os melhores chás e alimentos para combater a má digestão e melhorar a saúde digestiva.
Como os chás podem ser bons ou ruins para digestão?
A má digestão pode ser caracterizada como uma sensação de desconforto que geralmente ocorre logo após o consumo de determinados alimentos. Os problemas mais comuns associados ao trato digestivo são azia, constipação, diarreia, doença inflamatória intestinal e síndrome do intestino irritável. Desta forma, é muito importante consumir chás adequados para usufruir de uma digestão facilitada e evitar problemas. Inclusive, muitos desses alimentos não precisam ser consumidos em grandes quantidades para apresentar efeitos positivos.
As frituras são ricas em gorduras e podem causar diarreia. Molhos ricos, carnes gordurosos e sobremesas amanteigadas ou cremosas também podem causar problemas digestivos. Escolha alimentos assados ou cozidos e molhos leves que contenham legumes em vez de creme ou manteiga. O sorbitol, um tipo de adoçante artificial presente em chicletes e doces, pode causar cólicas e diarreia. Alimentos adoçados com frutose, incluindo doces, refrigerantes e sucos de frutas são difíceis de digerir por algumas pessoas e podem causar cãibras, inchaço abdominal e diarreia.
Chás medicinais
Não são somente os alimentos que contribuem para uma boa digestão. Algumas ervas medicinais apresentam ótimos resultados.
Chá de abacaxi
O chá de abacaxi, consumido após as refeições, a irá melhorar a digestão de forma significativa. Isso ocorre porque o chá de abacaxi possui bromelina e o mamão contém papaína. Tais substâncias são ótimas para o sistema digestivo, sobretudo de alimentos ricos em proteínas.
Chá de alecrim: especiaria que ajuda na digestão de alimentos
O chá de alecrim (Rosmarinus officinalis) acelera o processo de digestão ao mesmo tempo em que protege a parede que reveste o estômago.
Chá de alfavaca
O chá de alfavaca (Ocimum gratissimum) atua sobre o estômago, prevenindo a ocorrência de gastrite e vômitos, além de combater a prisão de ventre e eliminar gases intestinais.
Chá-verde: acelera o metabolismo e auxilia na digestão
O chá-verde (Camellia sinensis) estimula a produção de secreção gástrica e facilita a digestão dos alimentos. Além disso, o chá-verde possui ação estimulante e pode auxiliar na perda de peso.
Chá de hortelã-pimenta: um dos melhores chás para digestão
O chá de hortelã-pimenta (Mentha piperita) possui uma substância chamada mentol, rica em propriedades analgésicas e digestivas. Contudo, em algumas pessoas, a menta pode relaxar o músculo na parte superior do estômago, o que permite que a comida volte ao esôfago e pode causar azia.
Chá de sálvia
O chá de sálvia (Salvia officinalis) ajuda na produção de enzimas importantes para o processo digestivo.
BÔNUS - Alimentos que auxiliam a digestão
Alguns alimentos facilitam a digestão tornando o processo digestivo descomplicado e também não agridem o organismo. Conheça alguns deles.
Ameixa: fruta capaz de auxiliar na digestão
A ameixa é uma fruta rica em fibras e ácidos digestivos que melhoram consideravelmente o trânsito intestinal. O consumo diário deve ser de no máximo duas ameixas.
Azeite
Ao cozinhar os alimentos com azeite, a digestão é beneficiada, vez que o azeite extra virgem controla a formação excessiva de ácido gástrico, o que pode causar azia. Além disso, o azeite estimula a produção de bile, facilitando o processo digestivo.
Banana
Um dos amidos presentes na banana verde possui o poder de regularizar o trânsito intestinal e facilitar a digestão. Uma colher de sopa de banana é capaz de auxiliar no processo.
Couve
O ideal é que a couve seja consumida em sua forma crua para proporcionar maiores benefícios. A couve age como um desintoxicante do sistema digestivo e ainda consegue aliviar os sintomas mais comuns da indigestão.
Fibras
Alimentos ricos em fibras tornam maior o tempo que os alimentos permanecem no tubo digestório, facilitando a digestão. As fibras podem ser dividas em insolúveis e solúveis. As fibras insolúveis têm como função aumentar a velocidade que os alimentos permanecem no intestino. As solúveis formam um tipo de gel que proporciona sensação de saciedade ao organismo. A quantidade adequada de fibras para uma boa digestão é de cerca de 30 gramas durante o dia. Alimentos integrais, cereais e verduras são ricos em fibras.
Gengibre
Além de auxiliar a o sistema digestivo ao contribuir para a secreção de sucos gástricos, o gengibre (Zinziber officinale) é um excelente anti-inflamatório. Neste caso, o gengibre pode ser útil para casos de azia, gastrite e queimação.