O consumo do chá de mulungu é muito popular no Brasil, vez que a espécie Erythrina mulungu é uma planta comum em todo o território nacional, sendo nativa da caatinga do nordeste brasileiro. O nome de gênero Erythrina significa “vermelho” enquanto o nome popular mulungu é oriundo do tupi, murugu (Ferreira,2009). Na medicina natural, o chá de mulungu é indicado como um excelente sedativo para acalmar pessoas com ansiedade, insônia e problemas do sistema nervoso. O mulungu pertence à família das Leguminosas, sendo muito ornamental quando em floração com as cores vermelho coral.
Os estudos do gênero Erythrina iniciaram no final século XIX, estimulados após a verificação em que extratos de sementes de várias espécies deste gênero continham alcaloides com atividade fisiológica. O uso do Mulungu como sedativo e calmante é registrado nas 1ª, 2ª, e 4ª Farmacopeias Brasileiras. A Erythrina mulungu faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.
Outros nomes populares do mulungu
Canivete, corticeira, sananduva, sauinã, suína (Brasil); bocare (Antilhas); bucare, pericoa, pericoco (Venezuela).
Usos tradicionais do chá de mulungu
- Agitação e histeria.
- Ansiedade.
- Asma.
- Ataques de pânico.
- Bronquites.
- Depressão.
- Dor muscular.
- Enxaqueca.
- Epilepsia.
- Estresse pós-traumático.
- Febre.
- Hepatite.
- Hipertensão.
- Insônia.
- Problemas hepáticos.
- Tosses nervosas.
Benefícios do chá de mulungu para abstinência e ansiedade
Estudos estão sendo conduzidos para verificar sobre os possíveis benefícios do chá de mulungu para o coração, sobretudo para controle da hipertensão arterial e palpitações. Os alcaloides presentes nas espécies do gênero Erythrina estão sendo estudados como possíveis regulamentadores de hipotensores. Acredita-se que baixas doses auxiliam no processo de memória, enquanto doses mais altas atuam como bloqueadores neuromusculares e possuem ação sedativa como principais efeitos.
Várias pesquisas científicas à respeito do uso medicinal do mulungu foram validadas em estudos recentes publicados no Journal of Ethnopharmacology, Journal of Natural Products e no Brazilian Journal of Medical and Biological Research. Estudos em animais com o extrato de mulungu mostraram que a planta mostrou um efeito similar ao Diazepam, medicamento comumente prescrito para combater a ansiedade. Neste estudo foi sugerido que os fitoquímicos encontrados na erva podem alterar certos tipos de neurotransmissores semelhantes ao GABA, o ácido gama-amino butírico. O GABA é amplamente utilizado como um suplemento calmante. Outras pesquisas também validou a utilização tradicional da Erythrina mulungu como um agente antimicrobiano para infecções de garganta e urinárias.
Proteção hepática
O Mulungu possui ação hepatoprotetora, ou seja, é capaz de fornecer proteção ao fígado. A planta possui poder antioxidante que consegue equilibrar, tonificar e fortalecer o fígado, sendo eficaz nos casos de afecções hepáticas.
Redução da vontade de fumar
O mulungu apresenta grandes quantidades de flavonoides, alcaloides e triterpenos. A erisodina, um dos alcaloides presentes na casca da planta, bloqueia os receptores de nicotina, e consequentemente, o chá da planta passou a ser utilizado como um tratamento natural na luta contra o tabagismo.
Partes utilizadas
Cascas.
Modo de preparo do chá de mulungu
Coloque 250 ml de água para ferver. Acrescente duas colheres da casca de mulungu e deixe essa mistura abafada, em infusão, por cerca de 8 a 10 minutos, aproximadamente. Após isso, tampe o recipiente e deixe em repouso por 10 minutos. Ao término, basta coar e consumir.
Sugestão de consumo
Recomenda-se ingerir 200ml de chá de pata de vaca de 2 a 3 vezes ao dia, após as refeições.
PRODUTO ISENTO DE REGISTRO CONFORME RDC 240/2018.
Padrão de qualidade premium Medicina Natural
Os chás Medicina Natural™, antes de serem embalados, são cuidadosamente inspecionados e selecionados, para que o consumidor tenha uma experiência agradável e segura. O rígido controle de qualidade em toda cadeia produtiva são os diferenciais dos nossos chás. Contamos com fornecedores altamente qualificados que obedecem a padrões rigorosos, desde o plantio até a colheita e transporte dos chás, para que não ocorram perdas de propriedades e qualidade durante o processo produtivo. Os chás passam por um rigoroso protocolo de conferência interna, sendo avaliados nesta etapa, inúmeros fatores essenciais para a qualidade dos chás, incluindo a qualidade dos chás, que passam por análises em nossos laboratórios. Também são observados seus parâmetros microbiológicos, conforme descrito na Farmacopeia Brasileira, procedimento que garante a estabilidade e qualidade durante todo seu período de validade.
- CHÁ DE ALTO PADRÃO DE QUALIDADE COM CERTIFICADO DE ANÁLISE.
- CASCAS LIOFILIZADAS E SELECIONADAS PARA EVITAR QUALQUER TIPO DE AGENTE EXTERNO.
- PRODUTO LACRADO PARA PRESERVAR TODAS AS CARACTERÍSTICAS DA PLANTA.
- PRONTO PARA O PREPARO DO CHÁ.
- QUALIDADE GARANTIDA.
Contraindicações e efeitos colaterais do mulungu
O mulungu é contraindicado para crianças com menos de 5 anos, grávidas e mulheres que estão amamentando. Não devem ser usadas preparações de Erythrina spp. por pessoas com insuficiência cardíaca ou com arritmias no coração. O uso do mulungu pode potencializar o efeito de ansiolíticos e medicamentos anti-hipertensivos quando associados.
Cuidados e precauções
Conserve ao abrigo da luz, calor e umidade. Cada pacote é embalado e pesado de forma individual. Pode ocorrer diferenças na tonalidade em determinados lotes por se tratar de ervas desidratadas, o que não impede a sua utilização.
Comprar Chá de Mulungu Medicina Natural
Clique aqui para comprar Chá de Mulungu Medicina Natural.