O chá de calêndula possui inúmeras funcionalidades e propriedades, podendo agir como anti-inflamatório, antisséptico, cicatrizante e até mesmo para auxiliar em condições de distúrbios estomacais. Contudo, sua utilização mais tradicional se dá por mulheres que sofrem com sintomas relacionados à TPM (tensão pré-menstrual). A Calendula officinalis é composta de saponinas, carotenoides, flavonoides, mucilagem, princípio amargo, fitosteróis e resina de polissacarídeo. A calêndula pertence à família Asteraceae, sendo uma planta herbácea, nativa em toda região do Mediterrâneo, e cultivada em toda a Europa, onde floresce quase o ano todo, sendo comum encontrá-la em jardins como planta ornamental. Mas além de possuir lindas flores, são nelas que se concentram propriedades que podem trazer benefícios à saúde, chamada por muitos de “flor-maravilha".
Outros nomes populares do chá de calêndula
Bem-me-quer, calêndula, calêndula-hortense, malmequer, maravilha-dos-jardins.
Usos tradicionais do chá de calêndula
- Ajuda a aliviar sintomas da TPM;
- Ajuda a controlar o nível de colesterol no organismo;
- Alivia inflamações das mucosas;
- Auxilia na regulação do ciclo menstrual;
- Auxilia na regulação dos níveis de açúcar no sangue;
- Combate a retenção de líquidos;
- Combate dores de garganta, dores de ouvido, febre e tosse;
- Desintoxica o organismo;
- Fortalece o sistema imune;
- Pode ajudar contra hemorroidas e úlceras;
- Pode amenizar alergias;
- Possível aliado no tratamento contra o câncer;
- Previne doenças cardiovasculares;
- Protege o fígado.
O chá de calêndula e o ciclo menstrual
O consumo do chá pode ajudar a induzir a menstruação e regular hormônios, diminuído também as cólicas, visto que os flavonoides agem sobre os músculos fazendo com que eles relaxem e melhorem a circulação sanguínea. Além disso, suas propriedades possuem efeitos anti-inflamatórios, é capaz de aliviar os sintomas da TPM e controlar mudanças de humor características do período.
Partes utilizadas
Flores.
Modo de preparo do chá de calêndula
Preparar via infusão (As folhas de calêndula não devem ser fervidas junto com a água). Infusão: colocar de 10 a 15 gramas de flores em 1 litro de água fervente.
Sugestão de consumo
Ingerir de 2 a 3 xícaras ao dia.
PRODUTO ISENTO DE REGISTRO CONFORME RDC 240/2018.
Padrão de qualidade premium Medicina Natural
Os chás Medicina Natural™, antes de serem embalados, são cuidadosamente inspecionados e selecionados, para que o consumidor tenha uma experiência agradável e segura. O rígido controle de qualidade em toda cadeia produtiva são os diferenciais dos nossos chás. Contamos com fornecedores altamente qualificados que obedecem a padrões rigorosos, desde o plantio até a colheita e transporte dos chás, para que não ocorram perdas de propriedades e qualidade durante o processo produtivo. Os chás passam por um rigoroso protocolo de conferência interna, sendo avaliados nesta etapa, inúmeros fatores essenciais para a qualidade dos chás, que passam por análises em nossos laboratórios. Também são observados seus parâmetros microbiológicos, conforme descrito na Farmacopeia Brasileira, procedimento que garante a estabilidade e qualidade durante todo seu período de validade.
- CHÁ DE ALTO PADRÃO DE QUALIDADE COM CERTIFICADO DE ANÁLISE.
- FLORES LIOFILIZADAS E SELECIONADAS PARA EVITAR QUALQUER TIPO DE AGENTE EXTERNO.
- PRODUTO LACRADO PARA PRESERVAR TODAS AS CARACTERÍSTICAS DA PLANTA.
- PRONTO PARA O PREPARO DO CHÁ.
- QUALIDADE GARANTIDA.
Contraindicações e efeitos colaterais da calêndula
Utilizada em doses elevadas, a calêndula pode provocar náuseas. Não é recomendado o uso oral de calêndula durante a gravidez e amamentação até que existam dados suficientes que provem sua inocuidade.
Cuidados e precauções
Conserve ao abrigo da luz, calor e umidade. Cada pacote é embalado e pesado de forma individual. Pode ocorrer diferenças na tonalidade em determinados lotes por se tratar de ervas desidratadas, o que não impede a sua utilização.
Comprar Chá de Calêndula Medicina Natural
Clique aqui para comprar Chá de Calêndula Medicina Natural