O chá-de-bugre (Cordia salicifolia) é uma planta medicinal também conhecida como pholia magra, porangaba, bugrinho, chá-de-frade, laranjeira-do-mato, cafezinho, café-do-mato, café-de-bugre, rabugem, dentre outros nomes populares. Inclui o sinônimo botânico Cordia ecalyculata Vell. Pertence a família Boraginaceae.
Benefícios do chá-de-bugre
Do chá-de-bugre é produzido o fitoterápico Pholia Magra, indicado para pessoas que querem emagrecer. A erva é amplamente consumida no Brasil como suplemento para perda de peso, vez que diminui o apetite, age como um diurético e reduz depósitos de gordura e celulite. Além das propriedades diuréticas, a porangaba é um bom tônico para o coração, vez que pode estimular a circulação em geral. Também é utilizada para aliviar tosses, regular a função renal, diminuir a quantidade de ácido úrico no corpo e para curar feridas externas.
Pesquisas científicas
Na década de 1990, pesquisadores japoneses descobriram alguns novos usos para o chá-de-bugre. Foi demonstrado que o extrato das folhas de porangaba reduziu a penetração do vírus da herpes em 99% das células pré-tratadas com o extrato. Em 1994, os mesmos pesquisadores demonstraram que o extrato da porangaba e seus ramos produziam atividade tóxica contra células cancerosas (demonstrando uma inibição cerca de 40%). No ano de 1997, pesquisas com coelhos validaram o uso tradicional como um tônico para o coração ao perceberem atividade cardiotônica e aumento das ações cardiovasculares com o extrato das folhas. O chá-de-bugre é composto de ácido alantoico, alantoína, cafeína e potássio. As frutas vermelhas (bagas) contém cafeína. A alantoína e o ácido alantoico podem ser as substâncias responsáveis para explicar o uso tradicional da porangaba para a cicatrização de feridas.
Contraindicações e efeitos colaterais do chá-de-bugre
O chá-de-bugre é composto de cafeína e deve ser consumido com moderação por pessoas que tenham problemas de coração (incluindo arritmia e taquicardia) ou distúrbios relacionados ao consumo de cafeína.
Curiosidades
O chá-de-bugre é uma pequena árvore brasileira que pode ser encontrada predominantemente nos estados de Minas Gerais, Bahia, Acre e Goiás. Também é encontrada em florestas tropicais da Argentina e do Paraguai. No Brasil, a árvore é botanicamente classificada como Cordia salicifolia, sendo popularmente mais chamada de café-do-mato, vez que produz um fruto de cor avermelhada semelhante a um grão de café torrado, do qual se fabrica um chá que é consumido como um substituto do café. Já no Paraguai, a mesma árvore é classificada como Cordia ecalyculata.