O cálamo (Acorus calamus americana) é uma planta medicinal também conhecida como açoro, ácoro-aromático, ácoro-verdadeiro, calamus, cana-cheirosa, pimenta-das-abelhas, raiz-de-cantor, raiz-dos-cantores, raiz-doce, vacha (sânscrito), dentre outros nomes populares. Inclui as variedades Acorus odoratus e Calamus aromaticus.
Benefícios do cálamo-aromático
O cálamo possui diversas propriedades medicinais, incluindo ação adstringente, antiespasmódica, anti-inflamatória, antimicrobiana, laxante, sudorífera e tônica. No Egito e na Índia era usado como um afrodisíaco, atuando como um estimulante sexual natural. Na tradição da medicina aiurvédica, é considerado uma importante erva para melhorar o foco mental, a sexualidade e a sabedoria. O cálamo é capaz de estimular a libido e, segundo estudos, pode fazer com que o corpo responda de forma mais eficiente aos estímulos sexuais.
O cálamo é muito usada como analgésico para o tratamento de distúrbios respiratórios, tais como bronquite e a asma. Além disso, é considerada um poderoso rejuvenescedor, capaz de potencializar a memória e proporcionar mais energia para as atividades diárias. A erva é benéfica para o sistema nervoso e para melhorar a digestão, vez que aumenta a circulação no estômago e nos intestinos. Pequenas quantidades reduzem a acidez estomacal, contudo, doses maiores podem aumentar as secreções gástricas. Ingerido em doses elevadas, pode agir como um alucinógeno.
Chá de cálamo-aromático
Preparar o chá da erva é fácil. Basta ferver por dez minutos meio litro de água juntamente com 20g da erva seca, deixe a misture tampada por algumas horas e depois filtre. O ideal é beber algumas xícaras de chá de cálamo-aromático ao longo do dia, de preferência em jejum ou entre as refeições. Isso porque, nesse período as doses são potencializadas.
Modo de uso
O Acorus calamus pode ser utilizado de diferentes maneiras, dependendo do distúrbio que precisa ser tratado. No caso do mau hálito, o ideal é fazer um chá da erva e usar cinco colheres na hora de realizar o enxague bucal. O cálamo-aromático em pó é utilizado como desodorante para os pés. A tintura usada nos banhos medicinais foi utilizada para combater parasitas que se concentravam na pele. A raiz do cálamo-aromático, quando defumada, ajuda a reduzir o desejo de consumir tabaco. Em forma de estimulante, o ideal é tomar de duas a cinco colheres a dia. Tal dosagem é a ideal para quem deseja ter mais energia, seja para a execução de tarefas diárias, ou, para aumentar o apetite sexual durante as relações.
Além de ser usada dentro da medicina alternativa, a erva também um componente comum dentro da indústria de bebidas, uma vez que ajuda a dar sabor a licores e outras bebidas alcoólicas. Na culinária, os brotos da folha e talos internos podem ser comidos crus. As folhas e rizomas podem ser adoçadas. A raiz pode ser um ingrediente na confeitaria.
Contraindicações e efeitos colaterais do cálamo-aromático
Por conta da sua toxidade, é preciso tomar muito cuidado na hora de utilizar a erva. Gestantes e lactantes, por exemplos, devem evitar tanto os chás, quantos banhos e massagens corporais. De modo geral, o rizoma só deve ser consumido em sua forma desidratada, vez que fresco possui uma série de componentes tóxicos que podem desencadear efeitos adversos.
O óleo essencial também não deve ser usado por gestantes, lactantes, crianças com menos de dois anos de idade e pessoas sensíveis à vegetais família das aráceas. Além de eugenol, a variedade asiática do cálamo contém um componente químico conhecido como beta-azarona, que quando isolada pode ser carcinogênico (substância com potencial cancerígeno). Apesar disso, nenhum caso até hoje foi registrado na Índia, onde é popular. As variedades norte-americanas (Acorus calamus americana) não possuem beta-azarona e são consideradas mais seguras.
História e curiosidades
Na China, a erva era usada para ajudar na saúde da garganta, especialmente na melhora da fala. O nome popular "raiz-de-cantor" recorre ao uso do cálamo-aromático para entorpecer a garganta e conseguir cantar por mais tempo, sem que a pessoa enfrentasse problemas relacionados ao muco da garganta. Os nativos americanos colocavam um pedaço da raiz em suas bocas para aumentarem suas resistências ao percorrerem longas distâncias. O Acorus calamus é muito semelhante a cana-de-açúcar. Cresce principalmente nas margens de rios e pode ser encontrada em diversas partes do mundo, principalmente, na Ásia, Europa e América do Norte. O gênero faz parte da família Araceae.