A aspérula-odorífera (Galium odoratum) é uma planta medicinal também conhecida como almíscar-do-bosque, almíscar-doce, aspérula-cheirosa, aspérula-doce, rainha-do-bosque e wudurofe (inglês). Inclui o sinônimo botânico Asperula odorata. A aspérula-odorífera faz parte da família Rubiceae.
Benefícios e propriedades medicinais da aspérula-odorífera
A aspérula-odorífera é rica em cumarina, substância aromática muito usada na perfumaria em função de seu odor característico adocicado que lembra baunilha e o feno recém-cortado. A cumarina possui propriedades anticoagulantes, antitrombóticas, hipotensoras, imunossupressoras e vasodilatadoras, sendo usada em vários medicamentos. Outras propriedades medicinais da Galium odoratum, além das ações da cumarina, incluem capacidade anódina, antiespasmódica, anti-inflamatória, cardiotônica, carminativa, diaforética, sedativa e tônica digestiva.
A aspérula é indicada para casos de dismenorreia, edemas pulmonares, enxaquecas, feridas, inquietação, insônia, pedras nos rins ou bexigas e sintomas da menopausa. É usada como um sedativo moderado para regularizar as batidas do coração. Contudo, deve ser usada para este fim sob recomendação médica, vez que a cumarina possui características hipotensoras (causam diminuição da pressão sanguínea). O cataplasma de folhas maceradas é aplicado a feridas como um anticoagulante.
A Galium odoratum é composta de ácidos orgânicos (ácido cítrico e ácido rubiclórico), antraquinonas, cumarínicos, iridóides, flavonoides, tanino, dentre outras substâncias químicas. A cumarina foi sintetizada pela primeira vez em 1868. É utilizada na indústria farmacêutica como um reagente precursor na síntese de uma série de produtos farmacêuticos anticoagulantes sintéticos semelhantes ao dicumarol.
As folhas recém-colhidas são adicionadas como ingredientes de bolos, sopas, molhos, sorvetes, saladas de frutas, ponches, licores e a bebida tradicional alemã conhecida como "maibowle". Quando seca, a aspérula-odorífera retém um aroma muito agradável, semelhante a combinação de baunilha e mel. Quando misturado com forragem animal, proporciona ao leite de vaca um aroma delicioso.
Chá de aspérula
Todas as partes da erva podem ser aproveitadas, contudo, a parte mais indicada para o preparo do chá são as folhas, de preferência secas. Para o seu preparo você precisará misturar uma xícara de água fervente com uma colher de chá de aspérula. Após essa mistura ferver, deixe-a descansar por cerca de cinco minutos. Depois coe e tome o chá.
Maibowle (vinho de maio)
O vinho de maio, conhecido como waldmeisterbowle na Alemanha, é o nome de uma bebida tradicional alemã que usa vinho aromatizado como base. É servido na primavera, tradicionalmente no feriado de maio. A base é feita por imersão da aspérula-odorífera em um vinho branco alemão. O maibowle é a especialidade da cidade de Arlon, localizada no sul da Bélgica. Ingredientes como vinho espumante (ou água gaseificada) e açúcar podem ser adicionados à mistura para aromatizar a bebida e criar um ponche. Os morangos colhidos no mês de maio muitas vezes são flutuados na bebida.
Contraindicações e efeitos colaterais da aspérula-odorífera
Devido à cumarina em sua composição, o uso é contraindicado para pacientes que tenham qualquer tipo de disfunção hepática. Quando usada por um longo período de tempo, pode causar lesões no fígado, atingindo inclusive pessoas que possuem o fígado saudável. Doses excessivas podem causar vertigem e vômitos. Não deve ser utilizada durante gravidez.
História e curiosidades
A Galium odoratum é nativa da Europa e comum em diversos países, como Espanha, Irlanda e Rússia. Na Ásia, pode ser encontrada na Região do Cáucaso, Turquia, China e Japão. Também pode ser vista na África, Canadá e Estados Unidos. É muito cultiva em razão de suas belas flores, que possuem um cheiro agradável.
A aspérula-odorífera é uma planta herbácea que pode alcançar até 50 centímetros de altura e que crescer geralmente rasteira ao chão. Possui folhas simples que podem alcançar até cinco centímetros de comprimento e se agrupam em cerca de três folhas por caule. Suas flores são bem pequenas atingindo no máximo o tamanho de sete milímetros de diâmetro. Geralmente possuem a cor branca, mas podem ser amarelas também. Seus frutos têm no máximo quatro milímetros de diâmetro e possuem pequenas cerdas capazes de grudar na pele ou na roupa.