A uva-ursi (Arctostaphylos uva-ursi) é uma planta medicinal também conhecida como uva-de-urso, uva-ursina, ursina, oxicoco-montês, buxilo, medronheiro, manzanita (espanhol), bearberry (inglês) e kinnikinnik. Inclui os sinônimos botânicos Arctostaphylos rubra e Arctostaphylos alpina. Em latim, ursi significa "urso", razão pela qual é chamada de uva de urso. O nome em espanhol, "manzanita", significa "pequena maçã", referência à semelhança dos frutos com a maçã.
Benefícios da uva-ursi
A uva-ursi age melhor no organismo quando a pessoa evita dietas com alimentos ácidos, como é o caso de sucos de frutas cítricas com muita vitamina C. No trato urinário, a arbutina é convertida em hidroquinona, compostos químicos que apresentam função antibacteriana e ajudam a alcalinizar a urina. Um dos principais usos da uva-ursi é como um diurético natural, sendo indicada para o tratamento de cistite, urolitíases e diversas outras infecções urinárias. Ajuda a prevenir infecção pós-parto. É útil no tratamento de diarreia crônica.
A uva-ursi é indicada para casos de artrite, reumatismo, dores nas costas, dores de cabeça, dores de garganta e afecções na pele como queimaduras, cortes e aftas, além de outras inúmeras infecções. Usada em forma de banho de sitz depois do parto para prevenir infecções e reduzir inchaços. Cataplasma para feridas. Lavagem para urticárias e erupções cutâneas da pele. Ducha para infecções vaginais e ulcerações. Compressas para torcicolo e hemorroidas. As folhas foram usadas em misturas de fumo tradicionais e possuem leves efeitos narcóticos.
Chá de uva-ursi
Os frutos podem ser cozinhados com outras comidas. Cru, os frutos são insípidos, mas ajudam a saciar a sede e estimular fluxo de saliva, o que a torna um excelente alimento em condições extremas de sobrevivência. Pode ser fazer uma sidra com os frutos. O chá é uma ótima maneira de usufruir das propriedades medicinais da ursina.
Ingredientes
- 10 gramas de folhas de seca de uva ursi.
- 1 litro de água filtrada.
Modo de preparo
- Misture todos os ingredientes coloque em uma chaleira e leve ao fogo.
- Deixe ferver e desligue.
- Espere 10 minutos.
- Coe e o chá estará pronto para consumo.
O chá deve ser consumido no máximo 3 vezes por dia para alcançar os efeitos desejados.
Contraindicações e efeitos colaterais da uva-ursi
O uso é contraindicado para mulheres grávidas ou lactantes, crianças pequenas e pessoas que possuam alta sensibilidade estomacal ou úlceras duodenais ou estomacais. Não deve ser consumida longos períodos e o indicado é que tempo contínuo não ultrapasse 15 dias. O uso em excesso pode causar problemas como colapsos, constipação, náuseas, vômitos e convulsão. A uva-ursina pode deixar a urina com uma cor esverdeada, o que não é prejudicial.
História e curiosidades
A uva-ursi cresce habitualmente em locais próximos a latitude norte. No Sul cresce somente em locais com altitude elevada. Na Europa é encontrada na Islândia, Noruega, porção sul da Espanha, região central da Itália e norte da Grécia. Na Ásia é encontrada em locais frios e de altitude elevada, como o sul da Turquia, Sibéria e Himalaia. Também é possível encontrar a uva-ursina na América do Norte, no Alasca, Groenlândia e diversos lugares de altitude elevada. Na América do Sul está presente na Cordilheira dos Andes. Na Escandinávia, as folhas são usadas para bronzear couro.
A uva-ursi é um arbusto de pequenas proporções que alcança no máximo 30 centímetros de altura. Quando adulta, suas folhas são perenes, grossas ao toque, duras e possuem uma linda coloração verde brilhante na sua parte superior, a parte inferior é mais clara. As flores da uva-ursi podem ser encontradas podem ser brancas ou rosas. Seus galhos são eretos e longos. Os frutos possuem aspecto suave ao toque e podem ter no máximo 1,5 centímetro. Cada fruto abriga cerce de 5 sementes no formato de drupa. A Arctostaphylos uva-ursi faz parte da família Ericaceae.