A ameixa é uma fruta do gênero Prunus. O subgênero distingue-se de outros subgêneros (pêssegos, cerejas, cerejas de pássaros, dentre outros frutos.
Benefícios das ameixas
As ameixas contêm vitamina C e fitonutrientes, tais como luteína, criptoxantina, zeaxantina, ácido neoclorogênico e clorogênico. Tais componentes possuem qualidades antioxidantes eficazes que ajudam a prevenir os danos causados pelos radicais livres. Os fenóis presentes nas ameixas também estendem seu efeito protetor sobre as gorduras essenciais nos neurônios e membranas celulares contra quaisquer lesões causadas pelo estresse oxidativo. O alto teor de vitamina C auxilia no fortalecimento da defesa imunológica.
Da mesma forma, as ameixas contêm minerais essenciais, como ferro e cobre, que auxiliam na formação de glóbulos vermelhos e facilitam a purificação do sangue e a circulação saudável. O teor de cobre nas ameixas age como um antioxidante e é essencial para a saúde nervosa e a formação de colágeno. Consumo de cobre também ajuda na absorção de ferro e previne várias doenças como anemia e osteoartrite.
As ameixas são ricas em propriedades antioxidantes
Pesquisas mostraram que as ameixas orientais têm constituintes imunoestimulantes que estimulam a produção de óxido nítrico no organismo, e que impedem a metástase das células tumorais e são valiosas na prevenção de várias doenças. As ameixas contêm potássio, que é um eletrólito e é necessário para o funcionamento eficiente das células e tecidos do corpo. O consumo de ameixas ricas em potássio ajuda a regular as contrações musculares e o equilíbrio ácido-base do corpo.
A ameixa contribui para a beleza da pele
As ameixas são ricas em vitamina C, além de outros antioxidantes que ajudam a manter a pele saudável, radiante e jovem. O consumo de ameixas ajuda na redução de manchas escuras e rugas devido à presença de nutrientes antienvelhecimento. Extratos de ameixa também são usados em vários produtos de cuidados com a pele, como lavagens faciais e embalagens de rosto.
Degeneração macular
As ameixas contêm vitamina A e betacaroteno, substâncias benéficas na manutenção da visão saudável e na prevenção da degeneração macular relacionada à idade. Os carotenoides, luteína e zeaxantina, presentes nas ameixas residem nos tecidos maculares da retina e fornecem proteção contra os danos causados pela radiação UV.
Diabetes
As ameixas exercem efeitos anti-hiperglicêmicos e ajudam no combate à diabetes. Estudos têm comprovado que o consumo de extratos de ameixa auxilia na redução dos níveis de glicose e triglicerídeos no organismo. Os flavonoides presentes nas ameixas exercem efeitos protetores contra a resistência à insulina e ajudam a melhorar a sensibilidade à insulina no organismo.
Digestão
As ameixas são boas fontes de fibra dietética que, juntamente com os componentes sorbitol e isatina, que ajudam na regulação do sistema digestivo. De acordo com a pesquisa, ameixas ou ameixas secas são mais eficazes no tratamento de distúrbios digestivos, como constipação, em comparação com outros remédios, como a casca de psyllium. O sorbitol e a isatina possuem um efeito laxante e estimulam a secreção de líquidos e promovem o fluxo eficiente de resíduos através do cólon.
Evitar a coagulação do sangue
Ameixas e ameixas secas contêm vitamina K, que ajuda na coagulação do sangue e promove a saúde dos ossos. A deficiência de vitamina K no corpo pode resultar em perda excessiva de sangue e outros problemas de saúde, como ossos fracos.
Gravidez saudável
Produtos de ameixa são benéficos durante a gravidez, devido à abundância de numerosas vitaminas e minerais. Esses componentes benéficos são vitais para a visão, o desenvolvimento de ossos e tecidos e a saúde celular para a mãe e o bebê em crescimento. O teor de fibras ajuda a prevenir a constipação e melhora a digestão. A inclusão de ameixas como parte de uma dieta equilibrada ajuda a combater várias infecções e mantém a saúde em geral. No entanto, deve-se ter cuidado com a escolha dos sucos de ameixa disponíveis comercialmente, pois eles podem conter grandes quantidades de açúcar.
Melhora na cognição
Estudos têm mostrado que os flavonoides presentes no suco de ameixa são eficazes em fornecer proteção contra o comprometimento cognitivo relacionado à idade. Os fitonutrientes benéficos presentes nas ameixas ajudam a reduzir a inflamação nas áreas neurológicas, melhorando assim as funções de aprendizagem e memória. O consumo regular de ameixas também ajuda na prevenção de doenças neurodegenerativas relacionadas à idade, como as doenças de Alzheimer e Parkinson.
Ameixas contêm vitamina B6, que ajuda na transmissão de sinais nervosos e ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso. Elas também auxiliam no crescimento normal do cérebro e auxiliam na formação de hormônios que influenciam o humor. O triptofano, um aminoácido presente nelas, ajuda na produção do neurotransmissor serotonina, que desempenha um papel importante na melhora do sono, do apetite e da concentração.
Obesidade
Os extratos de ameixa são muito importantes para o tratamento da obesidade e outras complicações associadas à obesidade. Estudos têm demonstrado que o consumo de ameixas auxilia no combate à síndrome metabólica, devido à presença de compostos bioativos. Os flavonoides e componentes fenólicos, como antocianinas, ácidos clorogênicos, quercetina e catequinas presentes exercem efeitos antiobesidade e anti-inflamatórios nas células, incluindo as células adiposas. Além disso, eles também ajudam na prevenção de problemas relacionados à obesidade, como distúrbios do colesterol, diabetes e doenças cardiovasculares. Pesquisas realizadas pela Universidade de Liverpool sugerem que a ingestão de ameixas como parte de uma dieta de controle de peso pode acelerar a perda de peso.
Osteoporose
O consumo de ameixas secas exerce ações anabólicas e antirreabsortivas, que ajudam a manter os ossos saudáveis. Os flavonoides, como o ácido caféico e a rutina presentes, ajudam a inibir a deterioração dos tecidos ósseos e a prevenir doenças como a osteoporose em mulheres na pós menopausa. Os polifenóis, juntamente com o teor de potássio presente nas ameixas secas, estimulam a formação de ossos, melhoram a densidade óssea e previnem a perda óssea causada pela deficiência de hormônio ovariano. Pesquisas demonstraram que o consumo regular de ameixas secas ajuda na restauração da densidade óssea que já foi perdida devido ao envelhecimento.
Prevenção do câncer X extrato de ameixa (epicatequina)
Os extratos de ameixa têm se mostrado benéficos no tratamento do câncer. Estudos têm demonstrado que o componente epicatequina, presente em ameixas, ajuda a inibir o crescimento e a proliferação de células cancerígenas malignas e induz a apoptose em carcinoma hepatocelular humano ou câncer de fígado. Eles são ricos em antioxidantes e fitonutrientes, incluindo ácido clorogênico e neoclorogênico, que têm um efeito curativo sobre as células do câncer de mama, sem prejudicar as células saudáveis do corpo.
Saúde do coração pode ser beneficiada pelo consumo de ameixa
Pesquisas evidenciaram que a ingestão regular de ameixas secas ajuda a promover a fluidez do sangue nas artérias. Esse efeito protetor ajuda na prevenção de vários distúrbios cardíacos, incluindo aterosclerose, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.
Contraindicações e efeitos colaterais da ameixa
Ameixas são ricas em oxalato, que por sua vez, reduzem a absorção de cálcio. Uma vez que os depósitos de oxalato e cálcio são o que causa pedras nos rins e na bexiga, a ingestão em grande quantidade de ameixa pode promover cálculos renais e na bexiga. Embora as ameixas promovam muitos benefícios nutricionais, elas podem ocasionar interação com certos medicamentos quando consumidas em grandes quantidades. O efeito de redução de açúcar no sangue, por exemplo, que não é recomendado para pessoas que serão submetidas a cirurgia. Aqueles que serão operados devem parar de comer ameixas duas semanas antes da cirurgia.