A Leonurus cardiaca é uma planta medicinal também conhecida como agripalma cardíaca, cauda-de-leão, erva-de-lance, orelha-de-leão, motherwort (inglês), dentre outros nomes populares. A Leonurus cardiaca faz parte da família Lamiaceae.
Benefícios e propriedades medicinais da Leonurus cardiaca
A Leonurus cardiaca é amplamente utilizada para auxiliar no aumento da circulação sanguínea, regular a menstruação e como agente diurético. Na Europa, foi administrada como remédio natural para cólicas menstruais e redução de pressão arterial elevada, além de ser reconhecida por suas propriedades adstringentes e sedativas. Na China, foi aplicada para redução de inchaços (edemas) e para estimular a formação de novos tecidos. Também foi muito popular na Grécia Antiga, onde era utilizada para acalmar as mulheres grávidas que sofriam de ansiedade.
Assim como outras ervas com propriedades sedativas, a motherwort possui um efeito muito profundo no sistema nervoso e é usada em distúrbios psiconeurológicos, tais como ansiedade generalizada e distúrbios do sono, que frequentemente ocorrem com hipertensão arterial. A Leonurus cardiaca contém ácidos (ácido cítrico, málico e oleico), alcaloides, carboidratos, fenol-glicosídeo, flavonoides, iridoides, taninos e terpenoides.
Benefícios da Leonurus cardiaca para a saúde do coração
Alguns estudos recentes demonstraram que a erva possui propriedades antioxidantes, imunológicas e protetoras do câncer. Durante séculos, a agripalma vem sendo utilizada como planta medicinal para tratar doenças cardíacas, vez que além de propriedades diuréticas, inibe a formação de calcificação arterial e evita a hipertensão arterial. Também é usada para tratar doenças cardíacas e vasculares leves ou crônicas, especialmente em idosos.
A Leonurus cardiaca é considerada mais eficaz na redução da pressão arterial do que a valeriana (Valeriana officinalis). Além disso, o teor de vitaminas A e C em sua composição também aumentam seu efeito benéfico. Outra característica é a de auxiliar em casos de ritmo cardíaco acelerado, taquicardia (especialmente causadas por situações de ansiedade, estresse e tensão) e em irregularidades no ritmo do coração, como também para redução de coágulos sanguíneos (trombose). Pode também ser usada para irregularidades cardíacas causadas por excesso de estimulação da tireoide (hipertireoidismo e tireotoxicose).
A Leonurus cardiaca pode ser útil para à saúde da mulher
O nome popular em inglês “motherwort” refere-se ao valor da erva em casos de saúde relacionados às mulheres, especialmente no que diz respeito a partos. A erva vem sendo usada como um remédio para estresse e tensão durante os estágios finais da gravidez, nascimento e o período pós-natal. Acredita-se que a ingestão de duas a três vezes por dia até o final da gravidez pode auxiliar para que ocorra contrações mais coordenadas do útero.
A Leonurus cardiaca também pode ser capaz de prevenir abortos, aliviar falsas dores do parto e contribuir para fazer com que o útero volte ao normal após o parto. Estudos em laboratório mostraram que altas concentrações de leonurina, alcaloide presente na composição da planta, promove contrações uterinas. Esse efeito oposto explica a capacidade da Leonurus cardiaca de iniciar o nascimento e a menstruação, bem como ter um efeito relaxante no útero após o nascimento.
Contraindicações e efeitos colaterais da agripalma
Apesar da erva ser segura na maior parte dos casos, pode ocasionar os seguintes efeitos colaterais: diarreia, irritação estomacal, sangramento uterino, e dermatite de contato, podendo causar erupções cutâneas e aumento de sensibilidade ao sol. O uso durante a gravidez e período de amamentação deve ser realizado apenas sob recomendação e supervisão de um profissional de saúde. Da mesma forma, pacientes que utilizam medicamentos sintéticos para o coração, devem apenas usar a erva sob supervisão médica. O uso é contraindicado para mulheres com sangramento intenso durante o período de menstruação.