A Marsdenia condurango é uma planta medicinal também conhecida como condurango, condurango-branco-verdadeiro, cipó-de-condor, videira-de-águia, bejuco de sapo e bejuco del cóndor (espanhol) e condor plant (inglês). Inclui os sinônimos botânicos Marsdenia reichenbachii, Gonolobus condurango e Echites acuminata. O condurango é uma trepadeira lenhosa resistente encontrada nas florestas tropicais, montanhas altas e florestas acima de 2.000 metros de altitude, contudo, também é encontrada na Amazônia. É originária das encostas Cordilheira dos Andes, na Colômbia, Equador e Peru.
Benefícios do condurango
A raiz contém um óleo essencial composto por uma grande quantidade de fitoesteróis, taninos, resina, alcaloides e glicosídeos amargos, incluindo a condurangina, o mais importante princípio ativo da planta. Traz mais benefícios quando utilizada como antiemético (alivia os sintomas relacionados com o enjoo, náuseas e vômitos) e acalma os espasmos estomacais. A casca é usada em forma de chá, tintura ou cápsulas. Em estudos com animais, apresentou propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Em estudos de tubo de ensaio, foi indicado ação contra a micobactéria que causa a tuberculose.
Os princípios amargos presentes na planta estimulam secreções digestivas. O látex presente na erva é aplicado em verrugas, mas não é usado interiormente, pois é cáustico. O uso do cipó-de-condor como tônico digestivo foi validado em meados dos anos 1980, quando cientistas relataram que a planta aumentou a quantidade de enzimas digestivas e sucos estomacais.
Contraindicações e efeitos colaterais do condurango
Pessoas com alergia ao látex podem apresentar reações alérgicas ao consumir o chá da erva.
Curiosidades
A Marsdenia condurango é uma videira atinge cerca de 30 metros de comprimento e produz folhas aveludadas em forma de coração, pequenas e esverdeadas. Possui cerca de 2 metros de diâmetro. Os nomes populares videira-de-águia e cipó-de-condor se deve ao fato de que as imponentes águias condor utilizam a videira como poleiro e para fazer os seus ninhos. A Marsdenia condurango faz parte da família Asclepiadaceae.