O jasmim (Jasminum officinale), é uma flor muito popular, tanto na área de flores ornamentais, quanto na área da medicina natural, sendo também conhecido como jasmin, jasmim-amarelo, jasmim-branco, jasmim-dos-poetas, jasmim-da-China, jasmim-de-São-José, jasmim-da-Espanha, jasmim-da-Itália, jasmineiro e jasmine (inglês). Inclui os sinônimos botânicos Jasminum sambac e Jasminum grandiflorum. O jasmim faz parte da família das Oleaceae.
Benefícios do jasmim
Além de ser aromatizante, estudos apontam que o jasmim é um excelente revigorante, calmante, rejuvenescedor, relaxante e afrodisíaco. A planta é indicada para o tratamento de irritações e coceiras na pele, bem como contrações musculares, dores de cabeça e, até mesmo, depressão. Também é considerado um analgésico natural devido suas propriedades relaxantes. Por conta disso, pode ser usado para aliviar os sintomas da menopausa e da TPM, incluindo as ondas de calor e as constantes mudanças de humor.
Suas substâncias anti-inflamatórias e antissépticas também fazem da erva uma ótima opção para o tratamento de feridas. Isso sem contar na sua ação expectorante que a torna ideal para combater e acelerar o processo de cura de gripes e resfriados. Por ser calmante, atua como um regulador da produção hormonal, tornando eficaz no tratamento de doenças como a depressão, ansiedade e depressão pós-parto. O Jasminum officinale é composto de ácido salicílico, vanilina, benzaldeído, l-a-terpineol, cicerose, resina, creosol, quinolina, ésteres, nerol, jasmone, eugenol, jasmineno, farsenol, índole, fitol e geraniol.
Como fazer o chá de jasmim
O chá ainda é a maneira mais popular e fácil de se consumir a planta. Tradicional da China, essa bebida aromática é ideal para quem deseja relaxar após um dia estressante, ou, apenas garantir uma noite de sono mais tranquila e sadia. Apesar do jasmim ser extremamente benéfico, sempre tome cuidado ao consumi-lo. O ideal é sempre procurar a orientação de um especialista, e comprar a planta em casas especializadas. Uma boa opção também é cultivar a erva em casa.
O ideal é fazer o chá com flores secas, mas as flores frescas também são seguras para o consumo. Para fazer o chá de jasmim você deve ferver uma xícara de água e depois acrescentar uma colher de jasmins, de forma seca ou in natura. Em seguida, abafe a xícara com um pires ou tampa por cerca de três minutos. Após essa infusão, coe, filtre a bebida e o chá estará pronto. Você pode consumir o chá sempre que desejar relaxar.
Como usufruir das propriedades aromáticas do jasmim?
O jasmim é uma planta bastante versátil, podendo ser usado medicinalmente de diferentes maneiras. Como aromatizador, o ideal é usar duas gotas no difusor elétrico (quantidade suficiente para aromatizar um ambiente inteiro). Para usufruir das propriedades calmantes do jasmins, o ideal é pingar de três a quatros gotas na roupa de cama antes de dormir, vez que isso ajudará a ter um ciclo de sono tranquilo e pode até melhorar a relação sexual, vez que as propriedades aromáticas são também caracterizadas como afrodisíacas.
Para dar um cheirinho gostoso nos cremes, o ideal é acrescentar cinco gotinhas para cada 60 gramas. O ideal é usar cremes de base neutra, evitando assim, que o aroma seja modificado. Outra maneira de usar a flor é no colar aromático. Para isso, basta fazer um saquinho com algodão ou sagu e pingar duas gotas de óleo essencial. Depois a trouxinha pode ser levada dentro da bolsa ou outro acessório e o aroma ajudará o portador a ser manter mais tranquilo e relaxado.
Contraindicações e efeitos colaterais
Apesar de não existirem relatos de efeitos colaterais e intoxicação pelo uso excessivo da planta, o ideal é que pessoas que sofram de alergias à plantas da família das Oleáceas não usem produtos que possuam a erva como base.
História e curiosidades
Originário da Índia, o jasmim é uma planta ornamental muito popular cultivada em diferentes partes do mundo. O óleo essencial é usado em perfumes, sabões e loções. O óleo puro possui um preço bastante elevado. É conhecida não apenas por suas propriedades medicinais, mas, também, pelo seu aroma, um dos mais populares em todo o mundo. Desta forma, é um ingrediente comum em aromatizantes. Além disso, é bastante usada em óleos essenciais, sendo comum entre profissionais de aromaterapia.