O chá de bardana é muito consumido tanto no Ocidente quanto no Oriente. A bardana é muito popular dentro da culinária asiática, vez que é um dos principais itens da Dieta Macrobiótica. Além disso, é um potente desintoxicante e as sementes são indicadas para o tratamento de diferentes tipos de distúrbios, incluindo irritações na pele, gripes e resfriados. Os níveis de arctigenina do chá de bardana ajudam a melhorar a capacidade cognitiva dos seres humanos, além de ser um poderoso antiviral contra a influenza A.
As folhas são constantemente usadas como componentes de cataplasmas para o tratamento de distúrbios na pele graças a sua ação bactericida. Estudos já comprovaram que a bardana é um excelente antisséptico natural, indicado sobretudo para o tratamento de picadas de insetos e picadas de aranha. Além de antisséptica, possui efeito anestésico e anti-inflamatório. A bardana é usada como alternativa natural para distúrbios gástricos e intestinais, tais como prisão de ventre.
O chá de bardana ajuda na eliminação de ácido úrico, vez que contém poliacetilenos com propriedades antibacterianas e antifúngicas. Melhora a função de órgãos como o fígado, intestinos e rins, além de proporcionar uma melhora geral nas condições de saúde. O chá de bardana é tradicionalmente consumido para libertar o corpo de óbolos e sarnas. O banho de ervas é indicado popularmente para juntas doloridas e gota.
Outros nomes populares da bardana
Bardana-maior, baldrana, carrapicho-de-carneiro, carrapicho-grande, erva-dos-tinhosos, gobô, gobou, labaca, lapa, orelha-de-gigante, pegamassa, pegamoço, pega-nossa, perga-massos, pega-masso, ruibarbo-cigano, burdock e cockebleur (inglês).
Usos tradicionais do chá de bardana
- Adstringente;
- Antibacteriano;
- Anti-Inflamatório;
- Antisséptico;
- Bronquite;
- Calmante;
- Cicatrizante;
- Colagogo;
- Colerético;
- Cólicas renais;
- Depurativo;
- Diabetes;
- Estimula o funcionamento da vesícula biliar;
- Fungicida;
- Gota;
- Hipoglicemiante;
- Má digestão;
- Nefropatia;
- Prisão de ventre;
- Retenção de líquidos e celulites.
Partes utilizadas
Folhas.
Modo de preparo do chá de bardana
Adicione uma colher de sopa das folhas secas em um litro de água. Leve ao fogo e desligue quando levantar fervura. Deixe abafar por aproximadamente 10 minutos antes de beber. Deixar amornar, coar e beber morno ou gelado.
Sugestão de consumo
Recomenda-se ingerir 3 (três) xícaras do chá por dia para garantir os melhores resultados.
PRODUTO ISENTO DE REGISTRO CONFORME RDC 240/2018.
Padrão de qualidade premium Medicina Natural
Os chás Medicina Natural™, antes de serem embalados, são cuidadosamente inspecionados e selecionados, para que o consumidor tenha uma experiência agradável e segura. O rígido controle de qualidade em toda cadeia produtiva são os diferenciais dos nossos chás. Contamos com fornecedores altamente qualificados que obedecem a padrões rigorosos, desde o plantio até a colheita e transporte dos chás, para que não ocorram perdas de propriedades e qualidade durante o processo produtivo. Os chás passam por um rigoroso protocolo de conferência interna, sendo avaliados nesta etapa, inúmeros fatores essenciais para a qualidade dos chás, que passam por análises em nossos laboratórios. Também são observados seus parâmetros microbiológicos, conforme descrito na Farmacopeia Brasileira, procedimento que garante a estabilidade e qualidade durante todo seu período de validade.
- CHÁ DE ALTO PADRÃO DE QUALIDADE COM CERTIFICADO DE ANÁLISE.
- FOLHAS LIOFILIZADAS E SELECIONADAS PARA EVITAR QUALQUER TIPO DE AGENTE EXTERNO.
- PRODUTO LACRADO PARA PRESERVAR TODAS AS CARACTERÍSTICAS DA PLANTA.
- PRONTO PARA O PREPARO DO CHÁ.
- QUALIDADE GARANTIDA.
Contraindicações e efeitos colaterais da bardana
A maioria dos estudos indicam que há pouquíssimos riscos de se consumir a bardana, exceto em alguns casos em específicos. Pessoas que sofrem de alergias a plantas da família das Asteraceae (girassol e margarida, por exemplo), podem sofrem algumas reações alérgicas caso a consumam. Em casos extremos, o consumo de grandes quantidades pode ocasionar irritações na pele e olhos e, até mesmo, convulsões e parada respiratória. A bardana é contraindicada para crianças, grávidas e pacientes com diarreia.
Cuidados e precauções
Conserve ao abrigo da luz, calor e umidade. Cada pacote é embalado e pesado de forma individual. Pode ocorrer diferenças na tonalidade em determinados lotes por se tratar de ervas desidratadas, o que não impede a sua utilização.
Comprar chá de bardana Medicina Natural
Clique aqui para comprar Chá de Bardana Medicina Natural.