O chá de ginseng brasileiro é obtido da raiz da Pfaffia paniculata, possuindo uso destacado como adaptógeno, antiestresse, afrodisíaco e tônico, mas também pode ser consumido para estimular o apetite, aumentar a produção de estrogênio, equilibrar o açúcar no sangue, fortalecer o sistema imunológico, estimular a tonificação muscular e restaurar a vitalidade do corpo após doenças. O ginseng-brasileiro possui ação analgésica e anti-inflamatória, sendo útil em casos de artrite.
O ginseng-brasileiro, por ser considerado um adaptógeno, é capaz de aumentar a resistência do corpo humano em relação a diversas influências ambientais, além disso consegue restaurar o organismo para que volte a funcionar normalmente. Ademais, o ginseng-brasileiro é um grande aliado no tratamento da impotência, distúrbios hormonais e sintomas da síndrome pré-menstrual. Outros benefícios são as suas ações no controle do diabetes a regularização da pressão alta, melhora da memória (podendo ser consumido como um tônico). Outros usos comuns incluem o consumo do chá de ginseng para o alívio do cansaço, fadiga crônica e dores causadas pela artrite.
Outros nomes populares do ginseng brasileiro
Corango, corrente, ginseng-pfaffia, pfafia, paratudo, suma.
Usos tradicionais do chá de ginseng brasileiro
- Analgésico;
- Adaptógeno;
- Artrite;
- Concentração e memória;
- Diabetes;
- Distúrbios hormonais;
- Hipertensão;
- Hipoglicemiante;
- Impotência;
- Imunoestimulante;
- Tensão pré-menstrual (TPM);
- Tonificador muscular.
Composição
A Pfaffia glomerata, conhecida como ginseng-brasileiro devido à semelhança das suas raízes com as raízes do verdadeiro ginseng, é uma planta originária da América Latina. A planta se apresenta como um arbusto de tronco lenhoso e finos ramos herbáceos, podendo atingir até 2 metros de altura, a raiz possui espessura e comprimento que variam de acordo com a idade da planta e tem flores de cor branca-amarelada agrupadas formando uma estrutura globular. A raiz do ginseng apresenta em sua composição, até onde se sabe, ácido famérico, ácido glomérico, ácido oleanólico, ecdisterona, rubrosterona, β-Dglicopiranosil-oleanolato, fafianol A, fafiaglicosídeo e seus derivados. Esses constituintes proporcionam ao ginseng-brasileiro o amplo espectro de propriedades e usos tradicionais.
Partes utilizadas
Raízes.
Modo de preparo do chá de ginseng brasileiro
Preparar por decocção.
Para 250 ml de água (uma xícara): Adicionar uma colher de sopa de ginseng brasileiro em uma xícara de água. Levar para o fogão e, após ebulição, tampar deixar ferver por 5 minutos. Em seguida, desligar o fogo e aguardar 10 minutos, coar e beber. O chá deve ser ingerido até 10 horas após o preparo, não podendo ser reaquecido.
Sugestão de consumo
Tomar 250 ml (uma xícara) do infuso, pela manhã e à noite, podendo ser administrado de duas a três xícaras ao dia. Pode ser consumido quente ou frio.
PRODUTO ISENTO DE REGISTRO CONFORME RDC 240/2018.
Padrão de qualidade premium Medicina Natural
Os chás Medicina Natural™, antes de serem embalados, são cuidadosamente inspecionados e selecionados, para que o consumidor tenha uma experiência agradável e segura. O rígido controle de qualidade em toda cadeia produtiva são os diferenciais dos nossos chás. Contamos com fornecedores altamente qualificados que obedecem a padrões rigorosos, desde o plantio até a colheita e transporte dos chás, para que não ocorram perdas de propriedades e qualidade durante o processo produtivo. Os chás passam por um rigoroso protocolo de conferência interna, sendo avaliados nesta etapa, inúmeros fatores essenciais para a qualidade dos chás, incluindo a qualidade da planta, que passa por análises em nossos laboratórios. Também são observados seus parâmetros microbiológicos, conforme descrito na Farmacopeia Brasileira, procedimento que garante a estabilidade e qualidade durante todo seu período de validade.
- CHÁ DE ALTO PADRÃO DE QUALIDADE COM CERTIFICADO DE ANÁLISE.
- RAÍZES LIOFILIZADAS E SELECIONADAS PARA EVITAR QUALQUER TIPO DE AGENTE EXTERNO.
- PRODUTO LACRADO PARA PRESERVAR TODAS AS CARACTERÍSTICAS DA PLANTA.
- PRONTO PARA O PREPARO DO CHÁ.
- QUALIDADE GARANTIDA.
Contraindicações e efeitos colaterais do ginseng brasileiro
Portadores de doenças cardíacas graves devem limitar o consumo, devido à eliminação de eletrólitos que pode ocorrer com seu uso. Não é recomendado seu uso, sem orientação médica, durante a gravidez e lactação, pois foi identificada certa ação mutagênica em estudos preliminares. Não há relatos de efeitos colaterais na literatura consultada.
Cuidados e precauções
O uso é contraindicado durante a gestação e lactação. O consumo deve ser feito com cautela por pessoas que fazem o uso de hipertensivos. Evitar o uso concomitante com sais de ferro.
Comprar Chá de Ginseng Brasileiro Medicina Natural
Clique aqui para comprar Chá de Ginseng Brasileiro Medicina Natural