O Vitex agnus-castus é uma planta medicinal também conhecida como agnocasto, agno-casto, agno-castus, agno-cactus, alecrim-de-angola, árvore-da-castidade, árvore-de-linho, árvore-de-salva, árvore-pura, flor-da-castidade, vitex, vitex-agnus, pimenta-de-monge, pimenteira-silvestre, chastetree (inglês), dentre outros nomes populares. Trata-se de um erva amplamente conhecida e com propriedades medicinais comprovadas para auxiliar mulheres com os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual).
Benefícios do agnocasto
O agnocasto é indicado principalmente para condições inerentes à saúde da mulher. Dentre as suas ações se destacam o seu uso contra amenorreia, cólicas menstruais, endometriose, infertilidade feminina, menopausa, menorragia, síndrome pré-menstrual, dentre outras condições de saúde femininas. Útil para herpes relacionadas a menstruações, depressões relacionadas a menopausa e enxaquecas relacionadas ao ciclo menstrual. É usado na medicina populares para cistos e fibroide no peito, ovários (cistos ovarianos) e útero.
Além de reduzir os sintomas da TPM, o agnocasto consegue tornar o ciclo menstrual regular. Também é um ótimo regulador hormonal feminino que pode ser usado para o tratamento de inúmeros distúrbios hormonais sistema. Desta forma, ele se torna extremamente eficaz, contra as cólicas menstruais, oscilações de humos, ansiedade, insônia, taquicardia e outros sintomas relacionados a distúrbio hormonais no corpo feminino. Ajuda a regular o ciclo menstrual para mulheres que usam pílulas de controle de natalidade (pílulas anticoncepcionais). Pode ajudar a normalizar menstruações, vez que costuma encurtar ciclos menstruais longos e alongar ciclos menstruais curtos.
O agnocasto também apresenta benefícios para mulheres que buscam aumentar a sua fertilidade, indicado principalmente para as que não conseguem ovular de maneira regular. Além disso, o uso da planta ajuda a regular a progesterona e estrogênio o que ajuda na fecundação e na manutenção da gestação. O agnocasto melhora a produção de progesterona, aumenta a quantidade de hormônios luteinizantes e prolactina e inibe a liberação de hormônio folículo estimulante (FSH). Ajuda a normalizar as funções da glândula pituitária. O agnocasto também pode ser usado pra o tratamento de dispepsia, náuseas, febre, dores de cabeça e outras afecções.
Chá de agnocasto
Para aproveitar os benefícios do Vitex agnus-castus é preciso saber prepará-la corretamente. Para isso separamos uma receita simples que você pode fazer sem complicações.
Ingredientes
- 1 colher de chão de agnocasto
- 200 ml de água filtrada
Modo de preparo
- Coloque a água em uma chaleira e leve ao fogo.
- Espere ferver e desligue o fogo.
- Aguarde 10 minutos.
- Adicione o agnocasto, aguarde alguns minutos e beba.
Contraindicações e efeitos colaterais do agnocasto
O Vitex agnus-castus é contraindicado para gestantes e lactantes. O uso também não é indicado para mulheres que estejam realizando tratamento hormonal ou tenham déficit metabólico de FSH. Em excesso pode causar erupções moderadas e problemas no intestino. Age como uma anafrodisíaco para homens (substância capaz de diminuir a libido).
História e curiosidades
No conto "A Ilíada", de Homero, o Vitex agnus-castus é descrito como um símbolo de castidade. Ambas as palavras, "agnus" e "castus", significam "puro". O nome popular pimenta-de-monge é referência ao hábito dos monges mastigarem os frutos para reduzirem os próprios desejos sexuais.
A agnocasto é nativa das regiões mediterrânicas e da Ásia Ocidental, contudo, devido a facilidade do seu cultivo, é facilmente encontrado em diversas regiões subtropicais do mundo. Cresce facilmente em locais ensolarados, nas margens de rios e terrenos pantanosos. O agnocasto é um arbusto pequeno que pode alcançar no máximo 150 cm de altura. Seus ramos são angulosos, bem flexíveis e possuem coloração esbranquiçada. Suas folhas são verdes aromática e texturizadas. As flores do agnocasto são bem pequenas, se agrupam em verticilastros e possuem tonalidade purpúrea ou azul (em casos raros possuem coloração branca). Toda a planta exala um delicioso aroma. A espécie Vitex agnus-castus faz parte da família Lamiaceae.