A arália (Aralia racemosa) é uma planta medicinal também conhecida como arália-americana, espicanardo, nardo-indiano, raiz-dos-homens, salsaparrilha-selvagem, american spikenard (inglês), dentre outros nomes populares. As arálias são um gênero da família das Araliaceae, consistindo em 68 espécie de árvores de folhas decíduas ou perenes, arbustos e herbáceas rizomatosas. Dentre as espécies mais comuns de destacam a Aralia arizonica, A. californica, A. bicrenata, A. nudicaulis e A. quinquefolia.
Benefícios e propriedades da arália
A arália é usada há diversos séculos índios nativos americanos da tribo Ojibwe da América do Norte. Sua raiz possui propriedades diaforéticas, diuréticas e estimulantes. Estudos comprovaram que a arália possui habilidade para estimular a fagocitose e a produção de células de sangue brancas. De forma controlada, é usada como um tônico uterino nas últimas semanas de gravidez para facilitar o trabalho de parto. Em forma de chá das raízes, é utilizada no tratamento de doenças que afetam o sistema respiratório, como asma, bronquite e tosse.
Composição da arália
Possui ação sudorífica, ou seja, estimula a transpiração corporal. Dentre os constituintes desta planta se destacam o óleo volátil, taninos, diterpenos, glicosídeos, saponinas, ácido clorogênico, b-sitoesterol, panaxoside, ácido ursólico, ácido diterpeno e resina colina. Entre outras substâncias químicas de menor relevância. Na culinária, a raiz é cozinhada como um legume e adicionada à cervejas de raízes tradicionais, bebidas tônicas e vinhos.
Modo de uso
A arália pode ser usada de formas diversas formas. Veja os principais métodos de utilização.
Chá de arália
Para preparar o chá desta planta são necessárias 15 gramas da sua raiz seca e meio litro de água. O chá deve ser tomado cerca de 3 vezes por dia para alcançar os efeitos desejados.
Compressas
De maneira externa, pode ser usada na forma de cataplasma em coceiras, contusões, eczemas, feridas, fraturas, queimaduras, reumatismo e úlceras. É necessário fabricar uma pasta com 15 gramas de raiz da arália com água. A pasta deve ser aplicada com o auxílio de uma gaze.
Extrato
O extrato é indicado para o tratamento de doenças reumáticas e lombalgia. Para isso, deve se tomar 40 gotas 3 vezes ao dia com um copo de 200 ml de água.
Xarope
O xarope pode ser feito através da mistura de 300 ml do chá da planta com 220 gramas de mel, que deve ser fervido no fogo baixo por cerca de 7 minutos. O xarope deve ser tomado oito vezes por dia, a quantidade certa é de 5 ml do xarope.
Contraindicações e efeitos colaterais da arália
Quando aplicada sobre a pele, pode causar irritações em pessoas muito sensíveis. Não há informações suficientes para determinar sua segurança quando utilizada por gestantes e lactantes.
História e curiosidades
A arália é nativa regiões central e leste da América Central. Possui baixa estatura e floresce no verão. Seu caule é reto e possui uma tonalidade que pode variar entre o verde escuro e o roxo. As folhas possuem o formato de coração e são bem grandes podendo chegar a quase 20 centímetros de comprimento. A sua altura média é de 1,5 metros, podendo atingir até 2 metros. Possui belas flores pequenas com coloração branco-esverdeada.