O hipérico (Hypericum perforatum) é uma planta medicinal também conhecida como erva-de-São-João, hipericão, hipérico-verdadeiro, erva-daninha-de-cabra, âmbare e St. Johns Wort (inglês). Inclui o sinônimo botânico Hypericum formosum.
Benefícios do hipérico
O hipérico é utilizado desde os tempos da Grécia Antiga para tratar uma variedade de distúrbios do sistema nervoso, sobretudo para controlar a depressão não severa, vez que proporciona os mesmos benefícios - com menos efeitos colaterais - que medicamentos antidepressivos tradicionais como o Prozac, Paroxetina, Zoloft, Tofranil e outros antidepressivos tricíclicos. Contudo, pode ser necessário alguns meses de uso contínuo para que as pessoas possam se beneficiar das propriedades antidepressivas do hipérico.
Estudos sugerem que a hipericina, um dos principais componentes ativos da Hypericum perforatum, pode ter monoamina oxidase, enzima que auxilia nessa condição. O hipérico também parece influenciar nos níveis de dopamina e norepinefrina do cérebro, substâncias que podem inibir a produção e funcionamento do neurotransmissor serotonina, uma das responsáveis pela sensação de bem-estar no cérebro. Uma revisão sistemática de 2009 sugeriu que o hipérico pode ser melhor do que um placebo e tão eficaz quanto antidepressivos para a depressão.
Chá de hipérico
O chá de hipérico, também conhecido como chá de erva de São João, é obtido da espécie Hypericum perforatum, nativa da Europa. O chá de hipérico é consumido desde os tempos da Grécia Antiga para auxiliar na melhora de condições de uma variedade de distúrbios do sistema nervoso, sobretudo, para controlar a ansiedade, depressão leve/moderada e insônia. Estudos clínicos mostram que o chá de erva-de-São-João pode ser útil em casos de depressões leves e moderadas a eficácia do chá equivale à de comprimidos sintéticos. Além disso, a planta também apresenta ação adstringente, antidiarreica, anti-inflamatória, antimicrobiana, cicatrizantes, colagoga e diurética leve.
Modo de preparo do chá de hipérico
Preparar o Chá de Hipérico Medicina Natural por infusão (a planta não deve ser fervida junto à água). Para 250 ml de água (uma xícara): Adicionar uma colher de sopa do Hipérico em uma xícara e adicionar 250 ml de água previamente fervida. Abafar por 10 minutos. Coar e beber quente ou frio. O chá deve ser ingerido até 10 horas após o preparo, não podendo ser reaquecido. Tomar 250 ml (uma xícara) do infuso, após as refeições, podendo ser administrado de duas a três xícaras ao dia.
Óleo de hipérico
O hipérico também vem sendo alvo de pesquisas como sendo um agente antivirótico para HIV. O óleo do hipérico pode ajudar a regenerar nervos quando usado interiormente e topicamente. O óleo também é usada para tratar contusões, dores nas costas, dores no nervo ciático, feridas, hemorroidas, herpes, queimaduras de fogo e sol, tumores e varizes. Passar o óleo na espinha dorsal pode ser útil para o tratamento de artrite, ciática, histeria, neuralgia e paralisia.
Composição
As folhas jovens são usadas em saladas e licores. O hipérico é composto de caroteno, flavonoides (quercetina, quercitrina, rutina), hipericina, hiperforina, óleo essencial (limoneno, mirceno, pineno), pseudohipericina, resina, tanino e vitamina C.
Contraindicações e efeitos colaterais do hipérico
O hipérico é seguro em doses recomendadas, raramente apresentando algum efeito colateral. Alguns efeitos colaterais leves e raros podem incluir fotossensibilidade, dermatite, boca seca, dor de estômago, constipação, tonturas, confusão e aumento da ansiedade. A erva é contraindicada para pacientes que já fazem uso de medicamentos para depressão.
História e curiosidades
O nome popular erva-de-São-João é em honra aos Cavaleiros de São João de Jerusalém que usavam a Hypericum perforatum para tratar soldados feridos no campo de batalha durante as Cruzadas. Devido ao fato da hipericina produzir uma cor vermelha luminosa, A erva-de-São-João é associada com sangue e frequentemente utilizada no dia 24 de junho, o dia do banquete de João Batista (a data em que ele foi decapitado). Era usada como proteção do mal. O gênero Hypericum faz parte da família Hypericaceae.