O chá-de-Nova-Jersey (Ceanothus americanus) é uma planta medicinal também conhecida como arbusto-lilás, ceanoto, ceanotus, raiz-vermelha, mountain sweet, red root, wild snowball (inglês), dentre outros nomes populares. O nome popular de chá-de-Nova-Jersey (New Jersey Tea) foi dado em razão de que a Ceanothus americanus foi usada como uma bebida substituta do chá-preto durante a Revolução Americana. O gosto é semelhante ao chá-preto, embora o chá-de-Nova-Jersey seja isento de cafeína. Pertence à família Rhamnaceae.
Benefícios e propriedades medicinais do chá-de-Nova-Jersey
Todas as partes do chá-de-Nova-Jersey possuem propriedades medicinais. Dentre os benefícios se destacam as suas ações adstringentes, antiespasmódicas, antissépticas, expectorante, hepatoprotetores, dentre outras. Nativos americanos usavam a raiz-vermelha para tratar câncer de pele e lesões venéreas. A casca em pó do chá-de-Nova-Jersey pode ser usado para o preparo de uma pasta especial indicada para a cicatrização de feridas. As flores podem ser usadas para lavar o corpo, vez que produzem espuma ao entrarem em contato com a água.
Chá-de-Nova-Jersey
O chá-de-Nova-Jersey produz ótimos resultados no tratamento de afecções na boca e região da garganta. O gargarejo com o chá-de-Nova-Jersey é eficaz contra aftas, amigdalite, dores de garganta, faringite e infecções na boca. No sistema respiratório, é útil para combater catarro, tosses e bronquite asmática. O chá-de-Nova-Jersey pode ajudar na coagulação sanguínea. Em mulheres, é utilizada para ajudar a combater cistos ovarianos e cistos nos seios. Devido à presença de um alcaloide nas raízes, é capaz de estimular o funcionamento do sistema linfático.
O chá-de-Nova-Jersey é estimulante e refrescante, contudo, só deve ser preparado com folhas secas. A Ceanothus americanus é composta de ácidos (betulínico, málico, oxálico, pirofosfórico), alcaloides (como a ceanotina), óleo essencial, princípio amargo, resina, salicilato de metila, taninos, triterpenos, dentre outros constituintes químicos.
Contraindicações e efeitos colaterais do chá-de-Nova-Jersey
O chá-de-Nova-Jersey é seguro para a maioria das pessoas. Até o presente momento, segundo o WebMD, não foram relatados efeitos adversos decorrentes do consumo da planta. No caso de mulheres grávidas ou em período de amamentação, além de crianças pequenas, o uso é contraindicado justamente por falta de comprovação científica sobre a segurança de uso da Ceanothus americanus.
História e curiosidades
O nome de gênero, Ceanothus, é derivado de um tipo grego de arbusto espinhoso. A Ceanothus americanus nativa da América Central e do Norte. É amplamente comum nos Estados Unidos, conhecida popularmente como New Jersey Tea, vez que sempre foi muito consumida por nativos e, durante a Revolução Americana, foi usada como substituta do chá comum.
Trata-se de um pequeno e delicado arbusto que pode alcançar cerca de 42 centímetros de altura. Seus ramos são muito finos, suas raízes são robustas e de aparência esbranquiçada. As flores possuem coloração branca e crescem em pedúnculos axilares. Os frutos são secos e as sementes são condicionadas em cápsulas. A raiz-vermelha de nome popular inclui os sinônimos botânicos Ceanothus cuneatus, C. integerrimus, C. spinosa, C. thyrsiflorus, C. velutinus, dentre outras espécies.